quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Pão Pita

          Adoro pão pita, ou também chamado de pão árabe, mas não encontro já pronto aqui em Torres.

         A solução foi procurar a receita pra fazer no Blog Manga com Pimenta. 

           Ingredientes:

      04 copos americanos( tipo requeijão) de farinha de trigo branca.
      01 colher chá de sal 
      1/2 colher de sopa de fermento biológico.
       01 colher de sopa de açúcar 
       01 e 1/2 copo americano de água

        Modo de Preparo:

        1- Começo pela espuma: misturo o fermento, o açúcar e um pouco da água. Deixo fermentar a água por 15 minutos.
         2- Em outra tigela, misturo a farinha com o sal. Reservo.
          3- Misturo a farinha com a água e, se necessário, acrescento o restante da água, até a massa ficar lisa e homogênea. A massa fica meio grudenta, não é tão seca quanto a de pão ou pizza.
          4- Deixo descansando em um local quente.
           5- Divido a massa em porções, fazendo bolas do tamanho de uma laranja, uso um pouco de farinha pra manipular a massa 
           6- Deixo três horas crescendo ,coberto por um pano, dentro do forno  desligado.
            7- Abro cada bolinha com um rolo de massa e polvilhando um pouco de farinha. A espessura deve ficar com meio centímetro.

             8- Coloco em uma bandeja,  coberta com um pano de cozinha limpo, as camadas de disco, separadas para não grudar.
            9- Volta pro forno por 20 a 25 minutos.
           10- Aqueco o forno a 300 graus.
            11- Coloco o disco em uma forma e levo a base do forno, onde a temperatura é mais quente, pra eles estufarem. Viro de lado até dourar.
             12- Funciona também colocar na frigideira anti -aderente.
              13- Recheie a gosto ou use como disco de pizza.

        

segunda-feira, 27 de maio de 2019

Canjica Cremosa

        Nada como a filhota vir me visitar pra eu aprender receitas novas! Grande incentivadora deste blog, desde pequena ela é minha companheirinha na cozinha!Filha, tu me traz alegria! Te amo!!!


                                        Canjica Cremosa


         Ingredientes:

  •           1/2 pacote de canjica de milho  
  •           1/2 litro de leite
  •           1/2 xícara(chá) de açúcar 
  •           1 lata de leite condensado
  •           água
  •           canela em pau
  •           cravo
  •           canela em pó   

       Modo de Fazer:

  1.      Deixar de molho de um dia para o outro.  
  2.      Cozinhar a canjica com água (até cobrir os grãos) até que ela fique mole e seque quase toda a água.
  3.      Acrescente 1/2 litro de leite, a canela e os cravos e deixe ferver bem.
  4.      Acrescente o açúcar e mexa bem.
  5.      Adicione o leite condensado e mexa bem.
  6.      Deixe engrossar bem.
     Eu gosto de servir quente, com um pouco de canela polvilhado por cima.   









             

 

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Wrap burrito integral

                 Wrap Burrito Integral

         Que maravilha é passar um tempo na casa dos filhos e aproveitar os conhecimentos adquiridos por eles com a vida e  a experiência.

             Ontem comi uma receita deliciosa de burrito, feita com muito amor pelos meus queridos Marco e Adriana. Adorei e tratei logo de postar a receita.

              Ingredientes

     1 xícara de farinha de trigo
      1 xícara de farinha de trigo integral
       1/4 colher de cha de sal
        02 colheres de sopa de oleo
         01 xícara de água 

         Misture tudo. Divida a masss em oito partes e abra um a uma com um rolo.

          Aqueca uma frigideira e, sem colocar óleo, frite primeiro de um lado e depois do outro da massa. Reserve.

        Creme Azedo

1 pote de iogurte
1 pote de cream cheese
Suco de um limao.

Misture tudo e sirva sobre o recheio.



sábado, 16 de junho de 2018

Massa para Esfiha

            

                      Massa para Esfiha


INGREDIENTES:
1 xícara (chá) de leite morno
1 colher (chá) de açúcar
1 colher (chá) de sal
3 tabletes de fermento biológico fresco (50g) ou 1 pacote do fermento seco
½ xícara (chá) de óleo
2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
MODO DE PREPARO;

Massa: 

Em uma tigela, dissolva o açúcar e o fermento no leite morno. Deixe crescer uns 15 minutos.
Acrescente o óleo e aos poucos  farinha de trigo e o sal, sempre misturando até a massa desgrudar das mãos.
Deixe descansar por 30 minutos.

Montagem: 

Abra a massa, corte com aro redondo ou uma xícara  e coloque o recheio. Pincele com uma gema.

A esfiha pode ser feita aberta ou fechada. Coloque em uma assadeira untada e polvilhada com farinha. Asse em forno pré-aquecido ( 200°C) por aproximadamente 20 minutos.

Dica: 
1.Você pode preparar a esfiha utilizando recheios como carne, linguiça calabresa fresca com  mussarela, ricota com espinafre ou presunto e queijo.

2. Para evitar que a massa abra, coloque a parte com as dobras para baixo.




sexta-feira, 9 de março de 2018

Torta de Bolacha de Maracujá

                   Esta receita foi feita pela primeira vez pela minha filha amada e eu adorei! Abaixo o link do vídeo da página do Tastemade.


                                          Torta de Bolacha deMaracujá



                   Ingredientes:



  •              02 caixas de leite condensado(790 g.) 
  •              01 caixa de  creme de leite (200g)
  •              01 xícara de suco de maracujá concentrado( eu usei duas polpas batidas com água)
  •              150 g. de bolacha Maria de chocolate 


                    Para decorar:


  •   01 xícara de chantilly 

                     Modo de Fazer:

             No liquidificador, bater o leite condensado, creme de leite e o suco de maracujá. Reservar.


                     Em um refratário, intercalar camadas de creme e as bolachas( molhar em leite), deixando uma porção de creme para a camada final.

              Decorar as bordas com chantilly. Refrigerar por duas horas.




segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

File de Peixe Assado

              Coisa boa é fazer uma comida rápida e saborosa. Hoje foi dia de pegar um file de peixe e fazer no forno. O modo de fazer é bem fácil e serve pra legumes e frango, além de peixes como salmão, cação e linguado.

               A ideia é fazer um envelope de papel alumínio e colocar dentro o peixe, ou frango ou legumes com manteiga e cozinhar no forno até cozinhar até estar macio e cozido.



               Filé de Peixe Assado

          Ingredientes: 

  • 01 filé de peixe já limpo e sem espinhas
  • azeite de oliva
  • ervas desidratadas tais como, alecrim, sálvia, orégano
  • sal
  • pimenta preta
  • manteiga 
  • suco de limão

            

              Modo de Fazer:

           Com o filé já limpo e sem espinhas, passe azeite em toda a extensão do filé, dos dois lados.

            Polvilhe sal e pimenta, a gosto.

            Coloque alecrim desidratado, sálvia e orégano, ou suas ervas de preferência,  criando uma capa dos dois lados do filé.

            Disponha o file temperado no enveope de alumínio e este em uma forma.

            Dentro do envelope,  coloque pedaçoes de manteiga. Em boto umas quatro colheres de sopa.

             Leve ao forno pré aquecido a uns 240º . Depois de quinze minutos retire a forma do forno e, com todo cuidado do mundo, abra o envelope. Verifique se o peixe está  macio e cozido.

             Volte ao forno se ainda estiver cru e repita a operação quantas vezes forem necessárias para garantir que está pronto.

              Abra o envelope e volte ao forno pra dourar.
       
              Acompanha arroz branco ou integral e uma saladinha verde.

   
     

             

       






sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Pudim de Maria Mole

             Docinho fácil! Adoro!


             Pudim de Maria Mole

             Ingredientes: 


  • 01 caixinha de Maria Mole
  • 01 xícara de água quente
  • 04 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 lata de Leite Condensado
  • 1 lata de Creme de Leite
  • 1 lata de leite
          Modo de Fazer:

          Dissolver o conteúdo da Maria Mole em água quente. Reserve.

           Caramelize uma forma com o açúcar.

           Bater os demais ingredientes no liquidificador, junto com a Maria Mole dissolvida. 

           Ponha na forma e leve à geladeira até gelar.