Ao longo de trinta e cinco anos esquentando a barriga no fogão, já enfrentei muitas situações na cozinha que se traduzem em emoções de alegria, mas também de desespero. Nem sempre as coisas saem como a gente quer, por isso é importante a prática.
A seguir algumas dicas pra quem, assim como eu, não se dá por vencida com pão mal assado ou bolo queimado!
Dicas para minimizar os problemas com bolos:
1) Seguir uma receita é importante: a internet, os cadernos de família estão cheios delas, mas tem receitas que são mal traduzidas, ou faltam ingredientes, e ainda cujos ingredientes são de gosto duvidoso. Se desconfiar da receita não faça!
2) Pré-aqueça o forno antes de começar a fazer a receita, por no mínimo 30 minutos. O forno frio murcha o bolo e queima o fundo da forma.
3) Unte bem o fundo da forma e polvilhe farinha no fundo. Não unte as laterais, pois o bolo cresce no meio e nas bordas não. Se não gostar de lavar a forma com manteiga, compre um rolo de papel manteiga e o utilize: facilita até para desenformar o bolo.
4) Separe os ingredientes com pelo menos 1h de antecedência. Ingredientes na temperatura ambiente garantem um melhor resultado.
5) Quando for acrescentar ovos em uma receita, quebre-os separadamente em uma xícara e só depois de aberto coloque na tigela. Com isso você evita de que se um ovo estiver estragado vá arruinar a receita.
Ovo no fundo do copo e deitado de lado está bom pra consumo; O ovo que fica de pé no fundo do copo está quase passando da validade e o ovo que flutua está podre.
6) Não bata (eu já fiz isso) o fermento em pó no liquidificador ou na batedeira e evite colocar no começo da receita. Esse ingrediente deve ser o último a ser colocado antes do bolo ir ao forno.
Verifique a validade do fermento e deixe-o em temperatura ambiente. Na hora de colocar o fermento não bata,. Se bater o bolo não vai crescer. Delicadamente, misture-o aos demais ingredientes.
7) Quando for utilizar batedeira ou liquidificador, utilize-os em velocidade baixa.
8) Quando a receita indicar o uso de claras batidas em neve, bata-as primeiro e acrescente-as por último, misturando com o auxílio de uma colher.
9|) Resista à curiosidade de dar uma espiadinha no forno pra ver se o bolo está crescendo bem, pois o ar quente sai e o bolo pode murchar. Não abra o forno antes da metade do tempo de receita. E se a receita não trouxer descrito o tempo de preparo, só abra o forno depois de 15 minutos. Compre um timer:
10) Essa eu aprendi a pouco: não se espeta um palito para ver se o bolo está seco, pois o ar quente pode sair e deixar o bolo murcho. Se aperta a superfície com o dedo até dar uma afundadinha. Se voltar ao normal, está pronto.
11) Para deixar o bolo molhadinho, na hora de pré-aquecer colocar uma forma com água na grade de baixo. retirar a forma na hora de colocar o bolo. Isso eu já tinha visto para fazer em receitas de pão.
12) Espere o bolo estar em temperatura morna para desenformar, senão o bolo pode quebrar.
13)Para cortar o bolo ao meio(no caso de ir recheio) utilizar uma linha de costura e passar de um lado a outro de uma vez só.
14) Portas e janelas devem estar fechadas para evitar passagem de corrente de ar que posso esfriar o forno e murchar o bolo.
15) Devo ter me esquecido de alguma coisa: se lembrar coloque nos comentários, please!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário