Meu sonho de consumo é uma composteira para descarte de lixo orgânico. Acho até que é uma obrigação de cada cidadão pensar no seu consumo, da necessidade ao excesso dele. Em um mundo que o desperdício mata milhões de fome, não podemos ficar parados só observando. Desta forma,, e enquanto não tenho minha composteira pequena para colocar no apartamento, adorei ler que cascas de verduras e legumes, bem como sementes e talos que iam para o lixo, podem ser congelados e aproveitados numa receitinha muito legal.
Caldo de Legumes
Juntei em um pote as cascas da batata da salada, as sementes e as cascas da abóbora da sopa, a polpa do tomate que usei pro molho, os talos da salsinha, pedaços de couve-flor que não estavam tão bonitos pra salada, os talos da couve e do brócolis, as cascas do chuchu que foi refogado, enfim, tudo o que sobrou das saladas e sopas de duas semanas e levei ao freezer para congelar.
Fiz hoje, mas poderia ter sido no final de semana, levei uma panela com água ao fogo para ferver, coloquei temperos que gosto como chimichurri, um pouquinho de sal e açafrão. Esperei levantar fervura, coloquei o que tinha juntado no pote de cascas e sementes e deixei cozinhar tudo na panela.
Retirei do fogo e esperei esfriar. Coei o caldo e levei ao congelador em forminhas de gelo para utilizar em sopas, na água de cozimento do arroz e no feijão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário