sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Bolo de Limão

               Bolinho gostosinho e bem fácil de fazer!  Antes de começar deixe os ingredientes em temperatura ambiente pra facilitar a realização do bolo.




               Bolo de Limão


          Ingredientes:


  •           02 ovos( separar as claras das gemas)
  •           01 xícara e 1/2 de açúcar branco
  •           03 colheres (sopa) de manteiga
  •           suco de 02 limões 
  •           raspas da casca do limão
  •           03 xícaras e 1/2 de farinha de trigo
  •           01 xícara de leite
  •           02 colheres (sopa) de fermento em pó


                     Bater no liquidificador as gemas, o açúcar e a manteiga. Juntar o suco de limão e as raspas, por último o leite. 

                      Eu peneirei a farinha e coloquei em uma vasilha separada e misturei com o fermento. 

                      Depois de batido o conteúdo do liquidificador, misturei com a farinha, devagar, sem bater.

                      E por final, acrescentei as claras batidas em neve.

                      Leve ao forno pré-aquecido por mais ou menos 40 minutos, em temperatura 180°.

                      O resultado da massa foi esse aqui: 






                     Ingredientes da Cobertura:


  •              2/3 de lata de leite condensado
  •                    raspas da casca de limão
  •                    suco de 1/2 limão


                   Levar ao fogo até levantar fervura e desgrudar do fundo da panela.

                  Colocar por cima do bolo após retirar do forno. 

               

                  

                O bolo fica muito fofinho!

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Sacolé de Chicabon

A primeira vista, duvidei que esse sacolé realmente ficasse com o sabor igual ao picolé Chicabon, que eu gosto muito. Para minha surpresa, ficou igual e muito gostoso. É de fazer e comer tudo sozinha!

Receita original do Panela Terapia.


Essa quantidade aqui rende 5 sacolés, dependendo do tamanho do saquinho usado. Pode também ser feita em forma de picolé, basta colocar a massa em uma forma de picolé.

Ingredientes:

- 1 lata de creme de leite
- 200g de doce de leite 
- 2 colheres (sopa) de chocolate em pó, bem cheias

Modo de preparo:


Basta bater os ingredientes no liquidificador ou mixer. Colocar nos saquinhos/forminhas e levar ao freezer até congelar, o que leva umas 6 a 8 horas.

Dica:

Nesse caso, é melhor usar o chocolate em pó mesmo, ao invés de achocolatado. Como o achocolatado tem mais açúcar, pode ficar doce demais.




sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Batida de Maracujá



          Seguindo a série "Pra maiores" , receita de Batidinha de Maracujá. Essa receita pode ser usada também para fazer sacolé!


           Batida de Maracujá

     

            Ingredientes:

  • 200 ml. de Suco de Maracujá concentrado
  • 200 ml. de cachaça
  • 1/2 caixinha de Leite Condensado

           

            Modo de Fazer:

           Bater os ingredientes no liquidificador, junto com bastante gelo.

           Colocar em uma jarra de vidro.

   

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Sacolé de Xixi de Anjo

             Crianças saiam da sala! O conteúdo dessa postagem é pra maiores de idade!!!

              Pra quem aprecia como eu,  verão é uma época ótima pra provar drinks, fazê-los e inventar mil maneiras de se refrescar.  Juntando duas receitas que adoro fiz um geladinho(também conhecido por sacolé, chup-chup e outros) de Xixi de Anjo.

               Essa receita de drink conheço desde pequena, pois meus pais tinham uma latinha de receitas de drinks distribuida pelo Leite Moça, da Néstlé! Eu ria muito do nome do drink, Xixi de Anjo!

           
               Enfim, segue abaixo a referida receita!


              Xixi de Anjo

          Ingredientes:


  • 200 ml. de leite de coco (1 caixinha)
  • 200 ml. cachaça
  • 1/2 caixa de leite condensado
  • saquinhos de sacolé(eu encontrei no Mercado Público de Porto Alegre, 100 unidades por R$ 1,50)
  • gelo
    

         Modo de Fazer:

            Bata no liquidificar todos os ingredientes ( os saquinhos não) com muito gelo até ficar cremoso. 

            Com o auxílio de um funil preencha 2/3 do saquinho e feche com um nó.

             Leve à geladeira por 12 horas até estar bem congelado. 

             Abra o saquinho e delicie-se!!!





sábado, 17 de dezembro de 2016

Banoffee pie - Torta de banana com doce de leite

Esta receita é de uma torta que ficou famosa há pouco tempo, que basicamente consiste em uma base de massa podre, doce de leite, banana em rodelas e chantilly por cima. Fica muito gostosa e é bem fácil de fazer. Nem sempre é difícil ser gourmet!

A receita tirei do blog A cozinha coletiva (que é ótimo, por sinal, vale a pena conhecer!)

Ingredientes:

Massa:
1 pacote de 200g de bolacha maizena
100g de manteiga derretida
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 pitada de canela

Recheio:
Bananas maduras, fatiadas (a quantidade vai depender do tamanho da sua banana e da sua forma)
2 colheres de sopa de suco de limão;
400g de doce de leite (1 pote)
1 xícara de creme de leite fresco ou nata
2 colheres de sopa de açúcar
canela para polvilhar



Modo de preparo:
Massa:
Triture a bolacha no liquidificador/processador e despeje em uma tigela. Adicione a manteiga e a farinha, e misture bem.
Distribua a massa no fundo e laterais de uma forma de fundo falso, pressionando com as costas de uma colher.
Asse em forno pré-aquecido a 180ºCpor 15 minutos.
Deixe esfriar completamente.

Recheio:
Fatie as bananas em uma tigela, adicione o suco de limão e misture delicadamente. Reserve.
Espalhe o doce de leite sobre a massa e distribua por cima as fatias de banana.
Bata o creme de leite fresco ou nata bem gelados com o açúcar, até formar picos fofos [ponto de chantilly]. Espalhe sobre as bananas e polvilhe com canela.

Sirva gelada.


terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Cachorrinho

               Assistíamos muitos programas de receita, minha filhota e eu. Essa aprendemos num sábado de manhã no programa do Anonymus Gourmet, nos tempos da RBS TV.

             

                 Cachorrinho(ou enroladinho de salsicha)


            Ingredientes:


  • 1/2 quilo de farinha de trigo 
  • 1/2 copo americano de óleo
  • 1 copo americano de água morna
  • 10g de fermento biológico seco instantâneo (fermento pra pão) 
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 400g. de salsicha
  • 1 gema
      


                 Modo de Fazer:

             Comece preparando a massa. Faça em uma mesa ou ,se tiver como, em uma superfície de mármore. Peneire a farinha de trigo, acrescente o fermento, o sal e o açúcar.

             Misture tudo e faça uma cova no meio, 

             Nesta cova acrescente primeiro o óleo e depois a água morna, mas aos poucos para não sujar tudo. Vá colocando a água e misturando com a mão mesmo, ou com um garfo até a massa dar ponto, isso quer dizer, ficar lisa e uniforme.

              Não é preciso sovar muito, mas sove o suficiente para deixar a massa consistente.

               Coloque a massa em cima de uma tábua, com um pouco de farinha para não grudar.

               Corte as salsichas, retire pedaços da massa e abra-os na palma da mão. Arrume os pedaços de salsicha dentro e feche a massa. Enrole bem.

                 Faça vários cachorrinhos. Arrume-os em uma forma untada e enfarinhada. Pincele com gema e leve ao forno pré-aquecido por 40 minutos.

                  Deixe esfriar e sirva.
             



            

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Bolinho de Arroz


      Estou  para encontrar uma forma melhor de aproveitas as sobras de arroz do que usá-las em bolinhos.

       Só colocar no liquidificador e bater com outros ingredientes. Tudo muito rápido e prático!!!

       Ando aproveitando essa receita pra colocar também para incrementar com sobras de legumes e carnes refogados. Por que será que tudo em formato de bolinho fica melhor?

       Vou aproveitar e colocar aqui a receita original que aprendi com minha mãe! As modificações são de minha responsabilidade!


                          Bolinho de Arroz

           Ingredientes:


  •   Arroz de sobra
  •   1 pitada de Sal
  •   1 pitada de Pimenta
  •   Temperinho Verde (punhado)
  •   1 ovo
  •   Leite só pra dar liga
  •   Farinha de trigo até poder formar o bolinho

          Colocar tudo no liquidificador e bater até tomar consistência que dê pra fritar. Com a frigideira com o óleo quente, coloque colheradas de massa e deixe dourar dos dois lados. Cuide para não queimar.


          Maneirismos:

          Eu como sou do contra não frito o bolinho, eu asso no forno até dourar dos dois lados. Não fica o mesmo gosto do frito, mas fica bom!  

           Eu acrescento a receita acima o que estiver sobrando de legumes e carne refogados. Não pode ser nada que tenha molho, pois vai alterar a consistência. Deixo pra colocar o leite por último, pois conforme o legume(se solta água ou não) não preciso.

            Faça você também suas experiências e me conte depois!
Não recomendo utilizar uma forma como essa minha que já está pra lá de Bagdá!
Esse bolinho de arroz tem couve e frango refogados.