domingo, 16 de abril de 2017

Minestrone

                          Já esquentando as panelas pro inverno que vem aí, estou experimentando receitas de sopas e cremes pra tornar esta estação bem quentinha e saborosa.

                          A minha mais nova queridinha é a Minestrone! Vivam os italianos pra fazer delicias com pouco recursos. Deliciosa e barata, é um prato com selinho de Tudo de bom!

                          Eu  modifiquei algumas coisas, mas a receita original tirei do site da Panelaterapia:
http://panelaterapia.com/2012/11/minestrone.html


                           Minestrone


               Ingredientes:



  •  500 g. de músculo, patinho ou qualquer outra carne  cortada em cubinhos
  • óleo ou azeite
  • 01 cebola grande (picada)
  • 05 dentes de alho (picados)
  • pimenta do reino e sal, a gosto
  • 01 colher de (chá) de curry
  • 01 pitada de orégano
  • 01 batata cozida (cortada em cubinhos)
  • 01 cenoura cozida(cortada em cubinhos)
  • 01 vagem cozida( ou ervilha, ou abobrinha verde ou chuchu)
  • 01 xícara de macarrão de sopa, ou espaguete (usei o fresco)

                    Modo de Fazer:

         Coloque um fio de azeite na panela de pressão e refogue a cebola e o alho. 
             
              Acrescente a carne e deixe cozinhar.  Quando tiver mudado de cor, acrescente a pimenta, o sal, o orégano e o curry ( na receita ela usa caldo de legumes, mas prefiro temperos naturais) . Junte água fervente e tampe a panela. Cozinhe em fogo alto.

              Após pegar pressão,  abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 20 minutos.

               Após os 20 minutos, abra a panela e acrescente os legumes cozidos, acrescente uma xícara de água e tampe a panela, cozinhe por mais dez minutos. 

               Abra novamente a panela e teste sal e se a carne e os vegetais estão bem macios. Acrescente o macarrão e cozinhe, com a panela destampada, até ficar ao dente.

              No prato servido, acrescente queijo parmesão ralado. 



             


                

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Sagu

                          Tem receitas que todos dizem que sabem fazer, que são fáceis e simples. Aí tu vai fazer e não dá certo nem na primeira , nem na segunda vez e tu fica achando que é só contigo que dá errado! Essa é uma delas e hoje, finalmente, acertei o ponto. Sim! Venci! Fiz sagu!



                           Sagu


             Ingredientes:


  •              02 xícaras(chá) de sagu
  •              02 xícaras (chá) de água
  •              01 garrafa de vinho doce(suave)
  •              01 xícara(chá) de açúcar
  •              cravo e canela em pau

    


                                  Ferver as duas xícaras de água com o vinho e as especiarias. Com a panela tampada.

                        Levantou fervura é só colocar as duas xícaras do sagu e mexer. A panela deve estar destampada.

                        Mexa de vez em quando pra desgrudar do fundo.     

                          As bolinhas estão transparentes, acrescente o açúcar e mexa mais até incorporar.

                         Quando estiver soltando fácil do fundo da panela está pronto. (Pra ter certeza, encha uma colher com o sagu, levante ela e derrame o conteúdo de volta. Se escorrer e não estiver líquido, mas viscoso, está pronto).

                       
                          Creme Inglês:

  •            1/2 litro de leite
  •             02 gemas (eu gosto de peneirar elas)
  •             03 gotas de essência de baunilha
  •             01 lata de leite condensado
  •             02 colheres (sopa) de amido de milho
  •            02 colheres (sopa) de açúcar
               Primeiro dissolvo o amido no leite, adiciono as colheres de açúcar, despejo na panela e levo ao fogo até esquentar.
                Separo as duas gemas e levo numa peneira para tirar a película que as envolve. Bato as duas gemas com a essência de baunilha e acrescento um pouco do leite quente para ajudar a    dissolver bem.
              Acrescento as gemas no leite e, sempre mexendo para não grudar no fundo da panela,  adiciono o leite condensado.    
            Esperar ferver bem, engrossar e reduzir o volume. 
           Depois de pronto o creme, coloco um filme plástico por cima do creme para não formar película endurecida.
           Servir sobre o sagu.
 



        
                      

               


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Bolo de Limão

               Bolinho gostosinho e bem fácil de fazer!  Antes de começar deixe os ingredientes em temperatura ambiente pra facilitar a realização do bolo.




               Bolo de Limão


          Ingredientes:


  •           02 ovos( separar as claras das gemas)
  •           01 xícara e 1/2 de açúcar branco
  •           03 colheres (sopa) de manteiga
  •           suco de 02 limões 
  •           raspas da casca do limão
  •           03 xícaras e 1/2 de farinha de trigo
  •           01 xícara de leite
  •           02 colheres (sopa) de fermento em pó


                     Bater no liquidificador as gemas, o açúcar e a manteiga. Juntar o suco de limão e as raspas, por último o leite. 

                      Eu peneirei a farinha e coloquei em uma vasilha separada e misturei com o fermento. 

                      Depois de batido o conteúdo do liquidificador, misturei com a farinha, devagar, sem bater.

                      E por final, acrescentei as claras batidas em neve.

                      Leve ao forno pré-aquecido por mais ou menos 40 minutos, em temperatura 180°.

                      O resultado da massa foi esse aqui: 






                     Ingredientes da Cobertura:


  •              2/3 de lata de leite condensado
  •                    raspas da casca de limão
  •                    suco de 1/2 limão


                   Levar ao fogo até levantar fervura e desgrudar do fundo da panela.

                  Colocar por cima do bolo após retirar do forno. 

               

                  

                O bolo fica muito fofinho!

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Sacolé de Chicabon

A primeira vista, duvidei que esse sacolé realmente ficasse com o sabor igual ao picolé Chicabon, que eu gosto muito. Para minha surpresa, ficou igual e muito gostoso. É de fazer e comer tudo sozinha!

Receita original do Panela Terapia.


Essa quantidade aqui rende 5 sacolés, dependendo do tamanho do saquinho usado. Pode também ser feita em forma de picolé, basta colocar a massa em uma forma de picolé.

Ingredientes:

- 1 lata de creme de leite
- 200g de doce de leite 
- 2 colheres (sopa) de chocolate em pó, bem cheias

Modo de preparo:


Basta bater os ingredientes no liquidificador ou mixer. Colocar nos saquinhos/forminhas e levar ao freezer até congelar, o que leva umas 6 a 8 horas.

Dica:

Nesse caso, é melhor usar o chocolate em pó mesmo, ao invés de achocolatado. Como o achocolatado tem mais açúcar, pode ficar doce demais.




sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Batida de Maracujá



          Seguindo a série "Pra maiores" , receita de Batidinha de Maracujá. Essa receita pode ser usada também para fazer sacolé!


           Batida de Maracujá

     

            Ingredientes:

  • 200 ml. de Suco de Maracujá concentrado
  • 200 ml. de cachaça
  • 1/2 caixinha de Leite Condensado

           

            Modo de Fazer:

           Bater os ingredientes no liquidificador, junto com bastante gelo.

           Colocar em uma jarra de vidro.

   

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Sacolé de Xixi de Anjo

             Crianças saiam da sala! O conteúdo dessa postagem é pra maiores de idade!!!

              Pra quem aprecia como eu,  verão é uma época ótima pra provar drinks, fazê-los e inventar mil maneiras de se refrescar.  Juntando duas receitas que adoro fiz um geladinho(também conhecido por sacolé, chup-chup e outros) de Xixi de Anjo.

               Essa receita de drink conheço desde pequena, pois meus pais tinham uma latinha de receitas de drinks distribuida pelo Leite Moça, da Néstlé! Eu ria muito do nome do drink, Xixi de Anjo!

           
               Enfim, segue abaixo a referida receita!


              Xixi de Anjo

          Ingredientes:


  • 200 ml. de leite de coco (1 caixinha)
  • 200 ml. cachaça
  • 1/2 caixa de leite condensado
  • saquinhos de sacolé(eu encontrei no Mercado Público de Porto Alegre, 100 unidades por R$ 1,50)
  • gelo
    

         Modo de Fazer:

            Bata no liquidificar todos os ingredientes ( os saquinhos não) com muito gelo até ficar cremoso. 

            Com o auxílio de um funil preencha 2/3 do saquinho e feche com um nó.

             Leve à geladeira por 12 horas até estar bem congelado. 

             Abra o saquinho e delicie-se!!!





sábado, 17 de dezembro de 2016

Banoffee pie - Torta de banana com doce de leite

Esta receita é de uma torta que ficou famosa há pouco tempo, que basicamente consiste em uma base de massa podre, doce de leite, banana em rodelas e chantilly por cima. Fica muito gostosa e é bem fácil de fazer. Nem sempre é difícil ser gourmet!

A receita tirei do blog A cozinha coletiva (que é ótimo, por sinal, vale a pena conhecer!)

Ingredientes:

Massa:
1 pacote de 200g de bolacha maizena
100g de manteiga derretida
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 pitada de canela

Recheio:
Bananas maduras, fatiadas (a quantidade vai depender do tamanho da sua banana e da sua forma)
2 colheres de sopa de suco de limão;
400g de doce de leite (1 pote)
1 xícara de creme de leite fresco ou nata
2 colheres de sopa de açúcar
canela para polvilhar



Modo de preparo:
Massa:
Triture a bolacha no liquidificador/processador e despeje em uma tigela. Adicione a manteiga e a farinha, e misture bem.
Distribua a massa no fundo e laterais de uma forma de fundo falso, pressionando com as costas de uma colher.
Asse em forno pré-aquecido a 180ºCpor 15 minutos.
Deixe esfriar completamente.

Recheio:
Fatie as bananas em uma tigela, adicione o suco de limão e misture delicadamente. Reserve.
Espalhe o doce de leite sobre a massa e distribua por cima as fatias de banana.
Bata o creme de leite fresco ou nata bem gelados com o açúcar, até formar picos fofos [ponto de chantilly]. Espalhe sobre as bananas e polvilhe com canela.

Sirva gelada.