sábado, 28 de novembro de 2015

Antepasto de Berinjela

 

    Antepasto de Berinjela


Aproveitando a qualidade das berinjelas da feira (talvez seja safra) resolvi fazer um antepasto que adoro comer!


Ingredientes:

Berinjela (usei uma)
Cebola (usei duas)
Alho (usei quatro dentes)
Pimentão (gosto do vermelho)
Tomate ( um)




      Eu gosto de cozinhar no forno todos os legumes, então levei ao forno por vinte minutos todos os ingredientes, regados com um fio de azeite.


     Após eles começarem a dourar, retirei, piquei em separado todos os ingredientes e levei ao fogão uma panela com uma colher de óleo.

   Comecei com a cebola, depois o alho, pimentão, tomate e por último a berinjela.

   Após bem refogados, acrescentado sal, opcional pimenta e esperei esfriar para colocar em um pote.

   Depois de frio guardei em um pote de vidro e reguei com bastante  azeite extra virgem!


Adoro comer com pão ou com bolacha água e sal!



 







domingo, 27 de setembro de 2015

Pão Caseiro Integral






Em busca de uma receita de pão caseiro fácil e prática, encontrei essa no Youtube. A receita original e um vídeo explicando o passo-a-passo pode ser encontrada aqui, no blog Emagrecer Certo. A sugestão da receita é fazer o pão 100% integral, usando as 3 xícaras de farinha integral. Na minha receita, fiz com 2 xícaras de farinha integral e 1 de farinha de trigo branca, para evitar o que às vezes acontece, fazendo a receita só integral, de o pão sair muito duro. Isso fica a seu critério, mas afirmo que mesmo usando um pouco de farinha branca, o pão ainda é muito nutritivo. A moça criadora da receita também recomenda usar grãos (linhaça, aveia, etc) para enriquecer ainda mais o pão. Fica a sugestão! Vamos a receita:

Ingredientes:


  • 3 xícaras (500g) de farinha integral 
  • 1 sachê de fermento biológico seco instantâneo 
  • 1 colher (chá) de sal 
  • 300ml de água morna (não pode ser quente) 
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva 
  • 1 colher (sopa) de mel

Modo de preparo:

Em uma tigela, misture a farinha, o fermento e o sal. Meça os 300ml de água em um copo e nele misture o azeite de oliva e o mel. Misture bem e adicione os líquidos na mistura da farinha, aos poucos. Mexa a massa delicadamente. Não é necessário sovar o pão, basta misturar bem os ingredientes. Coloque a massa em uma forma de pão untada, tape a forma com um pano ou plástico e deixe ela crescer por uma hora. Você também pode fazer bolinhas e colocar em uma forma normal de bolo, também as tapando e deixando crescer. Leve ao forno pré-aquecido por 35 minutos, em 180ºC. Depois de pronto, aproveite e coma o pão quentinho, pois não tem coisa melhor! Caso sobre (hihihi), guarde em um recipiente fechado.




quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Cookies de Aveia e Banana

            Cookies de Aveia e Banana




Ingredientes


  • 02 bananas esmagadas(se forem pequenas colocar três)
  • 1/2 xícara de aveia flocos grandes
  • Melado o quanto baste

Esmagar as bananas, misturar o  melado e a aveia. 
Essa mistura é a massa dos cookies.
 Untar uma forma  e colocar as colheradas da massa, deixando um espaço entre um cookie e outro. Levar ao forno pré-aquecido a 180° por uns vinte minutos ou até que fiquem dourados.
Nao gosto de deixar os cookies muito tempo no forno pra evitar que fiquem duros.
Tirar do forno e deixar esfriar antes de guardar.







quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Hambúrguer de Atum e Aveia

         Buscando sempre novidades e lanches nutritivos e rápidos pro jantar, encontrei essa receita que vou testar hoje à noite!

          Hambúrguer de Atum e Aveia

        Ingredientes: 


  •         01 Lata de Atum Natural
  •         01 cebola pequena ralada
  •         01 ovo( para quem está de dieta usar só a clara)
  •         1/2 xícara de aveia
  •         1 colher de sopa de salsinha picada
  •         1 colher de chá de azeite de oliva
     
        Modo de Fazer:

        Molde 06 bolinhos com a ajuda de duas colheres e achate ao colocar na forma.

        Frite em frigideira antiaderente de um lado e de outro.
         Sirva em pão  de hambúrguer com alface e tomate ou no prato com salada verde e arroz integral.

Fiz cebola no forno com um fio de óleo e umas gotas de molho shoyo. A combinação ficou ótima!


         A foto vem depois!!!










sexta-feira, 19 de junho de 2015

Pacoquinha de Colher

                Alheia as discussões sobre o que é original ou não nas comemorações de Junho e Julho, as festas dessa época me remetem a um tempo de criança, às brincadeiras como pescaria e às comidas servidas. Adoro pipoca, pinhão, quentao e todos os doces de amendoim. Hoje experimentei fazer essa Pacoquinha de Colher.


              Ingredientes:


  •        02 latas de leite condensado
  •        02 colheres (sopa) de manteiga
  •        02 gemas
  •        01 xicara (chá) de amendoim sem sal, sem casca, torrado e moído.

               Misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo.
               Deixe ferver, mexendo sempre. A mistura vai apurar e dar uma encorpada. Quando estiver nesse ponto, retire do fogo.
               Despeje a pacoquinha em copinhos do tamanho de copos de cafezinho ou de cachaça.

             

sábado, 14 de março de 2015

Sopa de Abóbora

                  Essa receita é pra quem mora sozinho e não tem quem faça uma canja de galinha pra quando a gripe pega!



                  Sopa de Abóbora


           Ingredientes:

  •               250g de abóbora cortada em cubos
  •               01 cebola média (picada)
  •               03 dentes de alho (picados)
  •               urucum, curry ou açafrão (pitada)
  •               750 ml de água quente
  •               sal a gosto
  •               02 caldos de galinha ou legumes (dissolvidos em água)
  •               salsinha ( picada)
  •               óleo ou azeite de oliva

                 Modo de Fazar:


                 Refogar o alho, a cebola e o açafrão em óleo, acrescentar a abóbora e mexer bem.

                 Após colocar o caldo de legumes já dissolvido e a água. Tampar a panela de pressão e cozinhar por uns 20 minutos.

                 Bater no liquidificador e voltar ao fogo por 05 minutos.

                 Servir e polvilhar salsinha por cima.


                Rende umas duas porções bem generosas.
                

                 

segunda-feira, 2 de março de 2015

Sanduíche Natural de Frango


Sanduíche Natural de Frango

Ingredientes:
  • 2 pães de forma integrais light
  • 100 gramas de peito de frango cozido e desfiado
  • 2 colheres (de sopa) de cenoura cozida e ralada
  • 1 colher (de sopa) de beterraba ralada
  • 1 tomate cortado em fatias
  • 1 colher (de sopa) de queijo tipo cottage
  • Alface a gosto
  • Azeite a gosto
Modo de Preparo:
  • Cozinhe e desfie o peito de frango
  • Adicione os ingredientes e mantenha misturando
  • Disponha a pasta feita sobre o pão de forma integral e acrescente a salada
  • Em seguida ponha a segunda fatia de pão sobre o recheio

          Obs: Se quiser mais temperado o queijo cottage, misture o queijo com uma colherinha de chá de mostarda,  uma de molho shoyu, uma pitadinha de sal e pimenta.