sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Batida de Maracujá



          Seguindo a série "Pra maiores" , receita de Batidinha de Maracujá. Essa receita pode ser usada também para fazer sacolé!


           Batida de Maracujá

     

            Ingredientes:

  • 200 ml. de Suco de Maracujá concentrado
  • 200 ml. de cachaça
  • 1/2 caixinha de Leite Condensado

           

            Modo de Fazer:

           Bater os ingredientes no liquidificador, junto com bastante gelo.

           Colocar em uma jarra de vidro.

   

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Sacolé de Xixi de Anjo

             Crianças saiam da sala! O conteúdo dessa postagem é pra maiores de idade!!!

              Pra quem aprecia como eu,  verão é uma época ótima pra provar drinks, fazê-los e inventar mil maneiras de se refrescar.  Juntando duas receitas que adoro fiz um geladinho(também conhecido por sacolé, chup-chup e outros) de Xixi de Anjo.

               Essa receita de drink conheço desde pequena, pois meus pais tinham uma latinha de receitas de drinks distribuida pelo Leite Moça, da Néstlé! Eu ria muito do nome do drink, Xixi de Anjo!

           
               Enfim, segue abaixo a referida receita!


              Xixi de Anjo

          Ingredientes:


  • 200 ml. de leite de coco (1 caixinha)
  • 200 ml. cachaça
  • 1/2 caixa de leite condensado
  • saquinhos de sacolé(eu encontrei no Mercado Público de Porto Alegre, 100 unidades por R$ 1,50)
  • gelo
    

         Modo de Fazer:

            Bata no liquidificar todos os ingredientes ( os saquinhos não) com muito gelo até ficar cremoso. 

            Com o auxílio de um funil preencha 2/3 do saquinho e feche com um nó.

             Leve à geladeira por 12 horas até estar bem congelado. 

             Abra o saquinho e delicie-se!!!





sábado, 17 de dezembro de 2016

Banoffee pie - Torta de banana com doce de leite

Esta receita é de uma torta que ficou famosa há pouco tempo, que basicamente consiste em uma base de massa podre, doce de leite, banana em rodelas e chantilly por cima. Fica muito gostosa e é bem fácil de fazer. Nem sempre é difícil ser gourmet!

A receita tirei do blog A cozinha coletiva (que é ótimo, por sinal, vale a pena conhecer!)

Ingredientes:

Massa:
1 pacote de 200g de bolacha maizena
100g de manteiga derretida
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 pitada de canela

Recheio:
Bananas maduras, fatiadas (a quantidade vai depender do tamanho da sua banana e da sua forma)
2 colheres de sopa de suco de limão;
400g de doce de leite (1 pote)
1 xícara de creme de leite fresco ou nata
2 colheres de sopa de açúcar
canela para polvilhar



Modo de preparo:
Massa:
Triture a bolacha no liquidificador/processador e despeje em uma tigela. Adicione a manteiga e a farinha, e misture bem.
Distribua a massa no fundo e laterais de uma forma de fundo falso, pressionando com as costas de uma colher.
Asse em forno pré-aquecido a 180ºCpor 15 minutos.
Deixe esfriar completamente.

Recheio:
Fatie as bananas em uma tigela, adicione o suco de limão e misture delicadamente. Reserve.
Espalhe o doce de leite sobre a massa e distribua por cima as fatias de banana.
Bata o creme de leite fresco ou nata bem gelados com o açúcar, até formar picos fofos [ponto de chantilly]. Espalhe sobre as bananas e polvilhe com canela.

Sirva gelada.


terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Cachorrinho

               Assistíamos muitos programas de receita, minha filhota e eu. Essa aprendemos num sábado de manhã no programa do Anonymus Gourmet, nos tempos da RBS TV.

             

                 Cachorrinho(ou enroladinho de salsicha)


            Ingredientes:


  • 1/2 quilo de farinha de trigo 
  • 1/2 copo americano de óleo
  • 1 copo americano de água morna
  • 10g de fermento biológico seco instantâneo (fermento pra pão) 
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 400g. de salsicha
  • 1 gema
      


                 Modo de Fazer:

             Comece preparando a massa. Faça em uma mesa ou ,se tiver como, em uma superfície de mármore. Peneire a farinha de trigo, acrescente o fermento, o sal e o açúcar.

             Misture tudo e faça uma cova no meio, 

             Nesta cova acrescente primeiro o óleo e depois a água morna, mas aos poucos para não sujar tudo. Vá colocando a água e misturando com a mão mesmo, ou com um garfo até a massa dar ponto, isso quer dizer, ficar lisa e uniforme.

              Não é preciso sovar muito, mas sove o suficiente para deixar a massa consistente.

               Coloque a massa em cima de uma tábua, com um pouco de farinha para não grudar.

               Corte as salsichas, retire pedaços da massa e abra-os na palma da mão. Arrume os pedaços de salsicha dentro e feche a massa. Enrole bem.

                 Faça vários cachorrinhos. Arrume-os em uma forma untada e enfarinhada. Pincele com gema e leve ao forno pré-aquecido por 40 minutos.

                  Deixe esfriar e sirva.
             



            

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Bolinho de Arroz


      Estou  para encontrar uma forma melhor de aproveitas as sobras de arroz do que usá-las em bolinhos.

       Só colocar no liquidificador e bater com outros ingredientes. Tudo muito rápido e prático!!!

       Ando aproveitando essa receita pra colocar também para incrementar com sobras de legumes e carnes refogados. Por que será que tudo em formato de bolinho fica melhor?

       Vou aproveitar e colocar aqui a receita original que aprendi com minha mãe! As modificações são de minha responsabilidade!


                          Bolinho de Arroz

           Ingredientes:


  •   Arroz de sobra
  •   1 pitada de Sal
  •   1 pitada de Pimenta
  •   Temperinho Verde (punhado)
  •   1 ovo
  •   Leite só pra dar liga
  •   Farinha de trigo até poder formar o bolinho

          Colocar tudo no liquidificador e bater até tomar consistência que dê pra fritar. Com a frigideira com o óleo quente, coloque colheradas de massa e deixe dourar dos dois lados. Cuide para não queimar.


          Maneirismos:

          Eu como sou do contra não frito o bolinho, eu asso no forno até dourar dos dois lados. Não fica o mesmo gosto do frito, mas fica bom!  

           Eu acrescento a receita acima o que estiver sobrando de legumes e carne refogados. Não pode ser nada que tenha molho, pois vai alterar a consistência. Deixo pra colocar o leite por último, pois conforme o legume(se solta água ou não) não preciso.

            Faça você também suas experiências e me conte depois!
Não recomendo utilizar uma forma como essa minha que já está pra lá de Bagdá!
Esse bolinho de arroz tem couve e frango refogados.
          



                                 

             

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Caldo de Legumes

               Meu sonho de consumo é uma composteira para descarte de lixo orgânico. Acho até que é uma obrigação de cada cidadão pensar no seu consumo, da necessidade ao excesso dele. Em um mundo que o desperdício mata milhões de fome, não podemos ficar parados só observando. Desta forma,, e enquanto não tenho minha composteira pequena para colocar no apartamento, adorei ler que cascas de verduras e legumes, bem como sementes e talos que iam para o lixo, podem ser congelados e aproveitados numa receitinha muito legal.

             Caldo de Legumes 



         



           Juntei em um pote as cascas da batata da salada, as sementes e as cascas da abóbora da sopa, a polpa do tomate que usei pro molho, os talos da salsinha, pedaços de couve-flor que não estavam tão bonitos pra salada, os talos da couve e do brócolis, as cascas do chuchu que foi refogado, enfim, tudo o que sobrou das saladas e sopas de duas semanas e levei ao freezer para congelar.

          Fiz hoje, mas poderia ter sido no final de semana, levei uma panela com água ao fogo para ferver, coloquei temperos que gosto como chimichurri, um pouquinho de sal e açafrão. Esperei levantar fervura,  coloquei o que tinha juntado no pote de cascas e sementes e deixei cozinhar tudo na panela.

          Retirei do fogo e esperei esfriar. Coei o caldo e levei ao congelador em forminhas de gelo para utilizar em sopas, na água de cozimento do arroz e no feijão.

          

         

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Muffin Salgado





Estou sempre testando receitas pra diversificar o café da manhã e o café da noite. Esta encontrei no http://receitasintegraisfaceis.blogspot.com.br/2015/03/muffins-salgados.html








   

                              Muffin Salgado

             Ingredientes: 

  • 03 ovos
  • 1/2 xícara de óleo
  • 01 tomate sem semente e picado
  • 1/2 xícara de leite
  • 02 xícaras de farinha de trigo integral
  • sal e pimenta a gosto
  • 03 fatias de queijo cortadas em quadrados
  • 03 fatias de peito de peru( ou salame, ou presunto) cortadas em quadrados
  • 02 colheres (sopa) de linhaça (opcional)
  • 01 colher (sopa) de fermento em pó
                  
                    Modo de Fazer:

    Colocar no liquidificador os três primeiros ingredientes da lista e bater bem.

        Juntar o leite, o sal e a pimenta e bater novamente. Colocar os frios e a linhaça e mexer com uma colher.

        Em outra vasilha, colocar a farinha e o fermento.

        Junte o conteúdo do liquidificador com a farinha e mexer, sem bater. 

        Colocar colheradas da massa em forminhas de muffins ou de empadas, untadas,  e assar em forno médio, pré aquecido, por 30 minutos ou até dourar. Teste com um palito pra ver se sai seco.

        Rende uns 15 muffins.
         
      
Bem fofinho!