segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Cookies Integrais de Cacau

             Receita tirada do blog Barra de Cereal. Para acessar é só clicar no link abaixo:

http://www.blogbarradecereal.com.br/receita-saudavel-de-cookies-integrais-de-cacau/


               Ingredientes:


  •       1/2 xícara de óleo de coco ou manteiga em temperatura ambiente    
  •       1 ovo
  •       1/2 xícara de açúcar (demerara ou de coco)
  •       1/2 xícara de cacau em pó
  •       1 colher de sobremesa de essência de baunilha
  •       1 xicara de aveia em flocos fino
  •       3/4 de xicara de farinha de trigo integral
  •       1 colher sopa de gergelim(opcional)
  •       1 colher de chá de fermento químico
  •       castanhas ou nozes (opcional)



                Modo de Fazer:

          Bata 01 ovo com o óleo de coco ou manteiga. Acrescente o açúcar e misture bem.

               Acrescente o cacau e a essencia de baunilha.

               Acrescente os demais ingredientes e misture até ficar uma massa homogênea.

               Em uma forma forrada de papel manteiga, monte os cookies com o auxílio de duas colheres.

               Coloque para assar em forno pré-aquecido a 180º por 15 minutos.

               Os cookies integrais devem ser armazenados em um pote fechado para manter a crocancia e armazenados na lancheira térmica para melhor conservação, já que são isentos de conservantes.






  


terça-feira, 9 de maio de 2017

Cassata

                A mais nova sobremesa queridinha daqui de casa veio da página do Tastemade,  segue o link abaixo:

Cassata


                  Cassata


             Ingredientes:

  • 01 caixa de creme de leite (200g)
  • 02 claras (separe as 02 gemas para o outro creme) 
  • 03 colheres( sopa) de açúcar
  • 150 g. de biscoito champanhe
  • 02 caixas de leite condensado(790 g.)
  • 300 ml. leite

                     Modo de Fazer:
      
         Bater as claras em neve e acrescentar o açúcar até obter um creme firme.

             Adicionar delicadamente o creme de leite.

            Dispor em uma forma e cobrir com as bolachas champanhe. (a receita não pede, mas gosto de molhar um dos lados da bolacha no leite pra não ficar tão seca)

            Levar ao congelador por 03 horas.

            Em uma panela, colocar o leite e acrescentar o leite condensado e as gemas (gosto de peineira-las antes).

             Levar ao fogo baixo e cozinhar até obter um creme espesso que desgrude do fundo da panela. 

             Deixe esfriar o creme. Para não formar uma película mais dura na superfície do creme, coloque um filme plastico por cima. Retire quando estiver frio.

             Depois de frio, acrescente por cima do creme com biscoitos  e volte ao congelador por ao menos 8 h. (aqui em casa não esperamos tanto tempo).


              





domingo, 16 de abril de 2017

Minestrone

                          Já esquentando as panelas pro inverno que vem aí, estou experimentando receitas de sopas e cremes pra tornar esta estação bem quentinha e saborosa.

                          A minha mais nova queridinha é a Minestrone! Vivam os italianos pra fazer delicias com pouco recursos. Deliciosa e barata, é um prato com selinho de Tudo de bom!

                          Eu  modifiquei algumas coisas, mas a receita original tirei do site da Panelaterapia:
http://panelaterapia.com/2012/11/minestrone.html


                           Minestrone


               Ingredientes:



  •  500 g. de músculo, patinho ou qualquer outra carne  cortada em cubinhos
  • óleo ou azeite
  • 01 cebola grande (picada)
  • 05 dentes de alho (picados)
  • pimenta do reino e sal, a gosto
  • 01 colher de (chá) de curry
  • 01 pitada de orégano
  • 01 batata cozida (cortada em cubinhos)
  • 01 cenoura cozida(cortada em cubinhos)
  • 01 vagem cozida( ou ervilha, ou abobrinha verde ou chuchu)
  • 01 xícara de macarrão de sopa, ou espaguete (usei o fresco)

                    Modo de Fazer:

         Coloque um fio de azeite na panela de pressão e refogue a cebola e o alho. 
             
              Acrescente a carne e deixe cozinhar.  Quando tiver mudado de cor, acrescente a pimenta, o sal, o orégano e o curry ( na receita ela usa caldo de legumes, mas prefiro temperos naturais) . Junte água fervente e tampe a panela. Cozinhe em fogo alto.

              Após pegar pressão,  abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 20 minutos.

               Após os 20 minutos, abra a panela e acrescente os legumes cozidos, acrescente uma xícara de água e tampe a panela, cozinhe por mais dez minutos. 

               Abra novamente a panela e teste sal e se a carne e os vegetais estão bem macios. Acrescente o macarrão e cozinhe, com a panela destampada, até ficar ao dente.

              No prato servido, acrescente queijo parmesão ralado. 



             


                

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Sagu

                          Tem receitas que todos dizem que sabem fazer, que são fáceis e simples. Aí tu vai fazer e não dá certo nem na primeira , nem na segunda vez e tu fica achando que é só contigo que dá errado! Essa é uma delas e hoje, finalmente, acertei o ponto. Sim! Venci! Fiz sagu!



                           Sagu


             Ingredientes:


  •              02 xícaras(chá) de sagu
  •              02 xícaras (chá) de água
  •              01 garrafa de vinho doce(suave)
  •              01 xícara(chá) de açúcar
  •              cravo e canela em pau

    


                                  Ferver as duas xícaras de água com o vinho e as especiarias. Com a panela tampada.

                        Levantou fervura é só colocar as duas xícaras do sagu e mexer. A panela deve estar destampada.

                        Mexa de vez em quando pra desgrudar do fundo.     

                          As bolinhas estão transparentes, acrescente o açúcar e mexa mais até incorporar.

                         Quando estiver soltando fácil do fundo da panela está pronto. (Pra ter certeza, encha uma colher com o sagu, levante ela e derrame o conteúdo de volta. Se escorrer e não estiver líquido, mas viscoso, está pronto).

                       
                          Creme Inglês:

  •            1/2 litro de leite
  •             02 gemas (eu gosto de peneirar elas)
  •             03 gotas de essência de baunilha
  •             01 lata de leite condensado
  •             02 colheres (sopa) de amido de milho
  •            02 colheres (sopa) de açúcar
               Primeiro dissolvo o amido no leite, adiciono as colheres de açúcar, despejo na panela e levo ao fogo até esquentar.
                Separo as duas gemas e levo numa peneira para tirar a película que as envolve. Bato as duas gemas com a essência de baunilha e acrescento um pouco do leite quente para ajudar a    dissolver bem.
              Acrescento as gemas no leite e, sempre mexendo para não grudar no fundo da panela,  adiciono o leite condensado.    
            Esperar ferver bem, engrossar e reduzir o volume. 
           Depois de pronto o creme, coloco um filme plástico por cima do creme para não formar película endurecida.
           Servir sobre o sagu.
 



        
                      

               


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Bolo de Limão

               Bolinho gostosinho e bem fácil de fazer!  Antes de começar deixe os ingredientes em temperatura ambiente pra facilitar a realização do bolo.




               Bolo de Limão


          Ingredientes:


  •           02 ovos( separar as claras das gemas)
  •           01 xícara e 1/2 de açúcar branco
  •           03 colheres (sopa) de manteiga
  •           suco de 02 limões 
  •           raspas da casca do limão
  •           03 xícaras e 1/2 de farinha de trigo
  •           01 xícara de leite
  •           02 colheres (sopa) de fermento em pó


                     Bater no liquidificador as gemas, o açúcar e a manteiga. Juntar o suco de limão e as raspas, por último o leite. 

                      Eu peneirei a farinha e coloquei em uma vasilha separada e misturei com o fermento. 

                      Depois de batido o conteúdo do liquidificador, misturei com a farinha, devagar, sem bater.

                      E por final, acrescentei as claras batidas em neve.

                      Leve ao forno pré-aquecido por mais ou menos 40 minutos, em temperatura 180°.

                      O resultado da massa foi esse aqui: 






                     Ingredientes da Cobertura:


  •              2/3 de lata de leite condensado
  •                    raspas da casca de limão
  •                    suco de 1/2 limão


                   Levar ao fogo até levantar fervura e desgrudar do fundo da panela.

                  Colocar por cima do bolo após retirar do forno. 

               

                  

                O bolo fica muito fofinho!

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Sacolé de Chicabon

A primeira vista, duvidei que esse sacolé realmente ficasse com o sabor igual ao picolé Chicabon, que eu gosto muito. Para minha surpresa, ficou igual e muito gostoso. É de fazer e comer tudo sozinha!

Receita original do Panela Terapia.


Essa quantidade aqui rende 5 sacolés, dependendo do tamanho do saquinho usado. Pode também ser feita em forma de picolé, basta colocar a massa em uma forma de picolé.

Ingredientes:

- 1 lata de creme de leite
- 200g de doce de leite 
- 2 colheres (sopa) de chocolate em pó, bem cheias

Modo de preparo:


Basta bater os ingredientes no liquidificador ou mixer. Colocar nos saquinhos/forminhas e levar ao freezer até congelar, o que leva umas 6 a 8 horas.

Dica:

Nesse caso, é melhor usar o chocolate em pó mesmo, ao invés de achocolatado. Como o achocolatado tem mais açúcar, pode ficar doce demais.




sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Batida de Maracujá



          Seguindo a série "Pra maiores" , receita de Batidinha de Maracujá. Essa receita pode ser usada também para fazer sacolé!


           Batida de Maracujá

     

            Ingredientes:

  • 200 ml. de Suco de Maracujá concentrado
  • 200 ml. de cachaça
  • 1/2 caixinha de Leite Condensado

           

            Modo de Fazer:

           Bater os ingredientes no liquidificador, junto com bastante gelo.

           Colocar em uma jarra de vidro.