segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

File de Peixe Assado

              Coisa boa é fazer uma comida rápida e saborosa. Hoje foi dia de pegar um file de peixe e fazer no forno. O modo de fazer é bem fácil e serve pra legumes e frango, além de peixes como salmão, cação e linguado.

               A ideia é fazer um envelope de papel alumínio e colocar dentro o peixe, ou frango ou legumes com manteiga e cozinhar no forno até cozinhar até estar macio e cozido.



               Filé de Peixe Assado

          Ingredientes: 

  • 01 filé de peixe já limpo e sem espinhas
  • azeite de oliva
  • ervas desidratadas tais como, alecrim, sálvia, orégano
  • sal
  • pimenta preta
  • manteiga 
  • suco de limão

            

              Modo de Fazer:

           Com o filé já limpo e sem espinhas, passe azeite em toda a extensão do filé, dos dois lados.

            Polvilhe sal e pimenta, a gosto.

            Coloque alecrim desidratado, sálvia e orégano, ou suas ervas de preferência,  criando uma capa dos dois lados do filé.

            Disponha o file temperado no enveope de alumínio e este em uma forma.

            Dentro do envelope,  coloque pedaçoes de manteiga. Em boto umas quatro colheres de sopa.

             Leve ao forno pré aquecido a uns 240º . Depois de quinze minutos retire a forma do forno e, com todo cuidado do mundo, abra o envelope. Verifique se o peixe está  macio e cozido.

             Volte ao forno se ainda estiver cru e repita a operação quantas vezes forem necessárias para garantir que está pronto.

              Abra o envelope e volte ao forno pra dourar.
       
              Acompanha arroz branco ou integral e uma saladinha verde.

   
     

             

       






sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Pudim de Maria Mole

             Docinho fácil! Adoro!


             Pudim de Maria Mole

             Ingredientes: 


  • 01 caixinha de Maria Mole
  • 01 xícara de água quente
  • 04 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 lata de Leite Condensado
  • 1 lata de Creme de Leite
  • 1 lata de leite
          Modo de Fazer:

          Dissolver o conteúdo da Maria Mole em água quente. Reserve.

           Caramelize uma forma com o açúcar.

           Bater os demais ingredientes no liquidificador, junto com a Maria Mole dissolvida. 

           Ponha na forma e leve à geladeira até gelar.






                           

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Bolo de Amendoim

            Esse bolo tem história! A minha avó materna dava aula de culinária, muito antes disso ficar comum! Eu sou suspeita pra falar porque aprendi muito com ela,  no pouco que convivemos.
            Essa receita em especial era executada com maestria pela minha avó paterna, Verônica, que fez aula com minha avó, e transformou essa receita em um clássico em festas de Natal e Aniversários. Eu amo essa receita!
            Minha tia Nelly continua fazendo essa receita e vou tentar fazê-la pra homenagear todas essas mulheres fortes e poderosas da minha família!


                               Bolo de Amendoim


               Ingredientes:


  • 01 xícara de amendoim torrado e moído(sem sal)
  • 03 xícaras de farinha de trigo
  • 03 xícaras de açúcar branco
  • 02 xícaras de óleo de amendoim
  • 02 xícaras de água quente
  • 01 xícara de chocolate em pó
  • 1 colher (sopa) de fermento
  • 04 ou 05 ovos

              Modo de Fazer:

              Bater os ovos no liquidificador com o açúcar até esbranquiçar.

              Despeje em uma tigela e acrescente a farinha, o chocolate, o amendoim, o óleo e a água quente.

               Por último, acrescente o fermento.

               Levar para assar em forma untada e enfarinhada.

              O ponto se observa espetando um palito e saindo seco.





         
         

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Pãozinho de Leite

          Meu sonho sempre foi fazer meu próprio pão... 
          Misturar os ingredientes, sovar a massa, esperar o tempo de ficar crescido, assar e perfumar a casa com cheiro de pão fresco tem um que de calmante, de terapêutico e de vitória mesmo.
          Foi um longo caminho até conseguir uma receita que desse certo, ou ao menos que me fizesse acertar o ponto. Vitória!
          Graças ao site Panelaterapia e a querida Tati, consegui!
          Eis aqui a receita:

                    Pãozinho de Leite

                Ingredientes:


  • 250ml de leite morno ( Fervo o leite e depois amorno jogando o leite de uma caneca pra outra)
  • 5g. de fermento biológico seco (meio envelope)
  • 02 colheres (sopa) de açúcar
         
                Misturo esses três ingredientes e deixo formar uma espuma(+ ou - 15 min)
  • 02 ovos
  • 40 ml de óleo vegetal
  • 01 colher(sopa) rasa de manteiga sem sal
  • 1/2 colher (sopa) de sal

                Coloco esses ingredientes no liquidificador e acrescento a espuma. Bater só pra misturar mesmo.
                 Despejo em uma vasilha grande e vou acrescentando farinha de trigo (600 a 700 g.) até a massa desgrudar das mãos.

                  Modele os pães no formato bolinha ou ao comprido e coloque em uma assadeira untada e enfarinhada para crescer. Cubra com um pano umedecido para não ressecar os pães.

                  Para o pão crescer bem, ligue o forno na temperatura alta por 20 seg. e desligue. Em seguida coloque a forma com os pães dentro do forno.

                 Depois de uma hora (vai depender da temperatura externa), mais ou menos, ligue o forno em 200º e deixe até dourar a superfície.




                  
                


          






segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Cookies Integrais de Cacau

             Receita tirada do blog Barra de Cereal. Para acessar é só clicar no link abaixo:

http://www.blogbarradecereal.com.br/receita-saudavel-de-cookies-integrais-de-cacau/


               Ingredientes:


  •       1/2 xícara de óleo de coco ou manteiga em temperatura ambiente    
  •       1 ovo
  •       1/2 xícara de açúcar (demerara ou de coco)
  •       1/2 xícara de cacau em pó
  •       1 colher de sobremesa de essência de baunilha
  •       1 xicara de aveia em flocos fino
  •       3/4 de xicara de farinha de trigo integral
  •       1 colher sopa de gergelim(opcional)
  •       1 colher de chá de fermento químico
  •       castanhas ou nozes (opcional)



                Modo de Fazer:

          Bata 01 ovo com o óleo de coco ou manteiga. Acrescente o açúcar e misture bem.

               Acrescente o cacau e a essencia de baunilha.

               Acrescente os demais ingredientes e misture até ficar uma massa homogênea.

               Em uma forma forrada de papel manteiga, monte os cookies com o auxílio de duas colheres.

               Coloque para assar em forno pré-aquecido a 180º por 15 minutos.

               Os cookies integrais devem ser armazenados em um pote fechado para manter a crocancia e armazenados na lancheira térmica para melhor conservação, já que são isentos de conservantes.






  


terça-feira, 9 de maio de 2017

Cassata

                A mais nova sobremesa queridinha daqui de casa veio da página do Tastemade,  segue o link abaixo:

Cassata


                  Cassata


             Ingredientes:

  • 01 caixa de creme de leite (200g)
  • 02 claras (separe as 02 gemas para o outro creme) 
  • 03 colheres( sopa) de açúcar
  • 150 g. de biscoito champanhe
  • 02 caixas de leite condensado(790 g.)
  • 300 ml. leite

                     Modo de Fazer:
      
         Bater as claras em neve e acrescentar o açúcar até obter um creme firme.

             Adicionar delicadamente o creme de leite.

            Dispor em uma forma e cobrir com as bolachas champanhe. (a receita não pede, mas gosto de molhar um dos lados da bolacha no leite pra não ficar tão seca)

            Levar ao congelador por 03 horas.

            Em uma panela, colocar o leite e acrescentar o leite condensado e as gemas (gosto de peineira-las antes).

             Levar ao fogo baixo e cozinhar até obter um creme espesso que desgrude do fundo da panela. 

             Deixe esfriar o creme. Para não formar uma película mais dura na superfície do creme, coloque um filme plastico por cima. Retire quando estiver frio.

             Depois de frio, acrescente por cima do creme com biscoitos  e volte ao congelador por ao menos 8 h. (aqui em casa não esperamos tanto tempo).


              





domingo, 16 de abril de 2017

Minestrone

                          Já esquentando as panelas pro inverno que vem aí, estou experimentando receitas de sopas e cremes pra tornar esta estação bem quentinha e saborosa.

                          A minha mais nova queridinha é a Minestrone! Vivam os italianos pra fazer delicias com pouco recursos. Deliciosa e barata, é um prato com selinho de Tudo de bom!

                          Eu  modifiquei algumas coisas, mas a receita original tirei do site da Panelaterapia:
http://panelaterapia.com/2012/11/minestrone.html


                           Minestrone


               Ingredientes:



  •  500 g. de músculo, patinho ou qualquer outra carne  cortada em cubinhos
  • óleo ou azeite
  • 01 cebola grande (picada)
  • 05 dentes de alho (picados)
  • pimenta do reino e sal, a gosto
  • 01 colher de (chá) de curry
  • 01 pitada de orégano
  • 01 batata cozida (cortada em cubinhos)
  • 01 cenoura cozida(cortada em cubinhos)
  • 01 vagem cozida( ou ervilha, ou abobrinha verde ou chuchu)
  • 01 xícara de macarrão de sopa, ou espaguete (usei o fresco)

                    Modo de Fazer:

         Coloque um fio de azeite na panela de pressão e refogue a cebola e o alho. 
             
              Acrescente a carne e deixe cozinhar.  Quando tiver mudado de cor, acrescente a pimenta, o sal, o orégano e o curry ( na receita ela usa caldo de legumes, mas prefiro temperos naturais) . Junte água fervente e tampe a panela. Cozinhe em fogo alto.

              Após pegar pressão,  abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 20 minutos.

               Após os 20 minutos, abra a panela e acrescente os legumes cozidos, acrescente uma xícara de água e tampe a panela, cozinhe por mais dez minutos. 

               Abra novamente a panela e teste sal e se a carne e os vegetais estão bem macios. Acrescente o macarrão e cozinhe, com a panela destampada, até ficar ao dente.

              No prato servido, acrescente queijo parmesão ralado.