quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Molho Pesto

                     Para usar em massas, como recheio de pães ou molho de salada.


                      Molho Pesto

               Ingredientes:



  •            04 dentes de alho
  •            01 colher (chá) de sal
  •            01 xícara (chá) de folhas de manjericão fresco
  •            03 colheres (chá) de nozes ou pinoli, sem casca
  •            100g de queijo parmesão ralado
  •            1/2 xícara (chá) de azeite
  •            pimenta do reino

            Modo de Fazer:

            Descasque os dentes de alho. Leve para esmagar em um potinho com o sal. Utilize um pilão de madeira para esmagar.
            Acrescente as folhas de manjericão à mistura de alho e sal e esmague bem. 
             Acrescente as nozes e continue esmagando( se preferir utilize o liquidificador).
             Se for bater no liquidificador acrescente todos os ingredientes e misture. 
             Depois de ligado, acrescente o azeite despejando aos poucos. Acrescente a pimenta do reino.
             Se não for utilizar na hora, coloque em um pote de vidro. Dura até uma semana na geladeira.

             Dica da Tia  Ma: se ao provar o molho ele estiver muito salgado(aconteceu comigo por causa do queijo ralado que era muito salgado), acrescente uma cenoura ralada. Fica muito boa a consistência.
           
      
             

          
            



                

Salada de Grão de Bico

           

                        Já declarei meu amor incondicional ao grão-de-bico, quando postei a receita de Homus(ver post anteriores).

                       Trabalhar com grão-de-bico requer um pouco de organização, pois tem que ser deixado de molho de um dia pra outro.

                       Depois dessa noite de molho, o grão de bico está soltando a pele que tem ao redor do grão. retire-a.  Está pronto pra ser levado ao fogo em uma panela de pressão e um fio de azeite. Não demora muito ele tá prontinho.

                       Retire as casquinhas que ainda restarem e reserve.

             

                           Salada de Grão-de-Bico

                  Ingredientes:


  •                   500g de grão-de-bico
  •                   folhas de repolho picadas bem fininho
  •                   03 dentes de alho bem picadinhos
  •                   tomates cerejas à vontade
  •                   azeite extra virgem
  •                   gotas de limão
  •                  1/4 de molho de salsinha bem picadinha
  •                 1/4 de molho de cebolinha bem picadinha
  •                 1/4 de molho de hortelã bem picadinha
  •                 01 pimentão amarelo pequeno
  •                 01 pimentão vermelho pequeno
  •                 01 pimentão verde   pequeno  
  •                 sal e pimenta  
  •                 azeitonas(opcional)       
            

             Higienizar bem os pimentões, esfregar com a escovinha e deixar de molho na solução hidroesteril, pois são campeões de agrotóxico da feira.  Idem com os tomates. 

              Picar bem todos os ingredientes e misturar tudo em uma tigela grande. 

               O colorido dessa salada é revigorante e o amarguinho da hortelã dá uma sensação de frescor maravilhosa.
              

                       Obs: Algumas quantidades eu não coloquei nos ingredientes , pois vão depender do número de pessoas que vão ser servidas. O grão-de-bico também pode ser diminuída a quantidade conforme a necessidade. O que sobra eu faço o Homus.

Saladas, saladas e saladas!

                   Adoro a primavera! Os dias ainda começam com um friozinho bom, perto do meio-dia é quente, mas não tanto como o verão! E as comidinhas se tornam coloridas e alegres dada a grande variedade de frutas e legumes que são característicos da estação!

                   As ruas estão floridas, os gramados polinizam loucamente, tragédias  para um sistema respiratório alérgico como o meu,. mas eu não desisto! Adoro cheirar o mundo a minha volta, desde pequena coleciono cheiros e os associo com lembranças afetivas!

                   O prazer de cozinhar associo  à memorabilia olfativa!

                    O que cozinhar que não é tão pesado quanto um PF? Resposta: Saladas, saladas e mais saladas!!!

                    Para fazer uma salada fresca e  nutritiva é necessário preparar, higienizar, selecionar os componentes com antecedência. Ao comprar as verduras e frutas, gaste um tempo maior higienizando eles antes de guardar na geladeira. Esse tempo a mais se reverterá favoravelmente na hora de montar a salada, previamente limpa e higienizada.

                     Já li muito sobre higiene de vegetais e frutas e não há na literatura culinária um consenso sobre o que usar, uns dizem bicarbonato, outros vinagre e  outros água sanitária. O mais usado por cozinhas comerciais é uma solução hidroesteril a base de permanganato de potássio e hipoclorito de sódio estabilizados,. bastam duas gotas em meio litro de água e deixar por 15 minutos de molho.Depois do molho, é preciso lavar bem em água corrente.

                     Folhas como alface, repolho, couve, devem ser secas em um secador de verduras e guardadas separadas uma a uma com um folha de papel toalha. Guardar em potes de plástico, duram até uma semana na geladeira. Batatas, tomates, cebolas e alho não devem ser guardadas em geladeira, mas dentro de sacos escuros de papel. Guardar separadas as batatas e as cebolas.

                   Para as frutas, comprar uma escovinha para esfregar na casca para retirar camada de agrotóxico, quando compradas em supermercados, ou opte por comprar em feiras de produtos orgânicos. Além de comprar um produto mais saudável, estamos ajudando as famílias de pequenos agricultores que sobrevivem heroicamente longe da agroindústria!

                    Consumir também é ato político!

                      
                               

                         Salada Russa

           Ingredientes:

              

  •              4 unidades de beterraba cortada em pedaços pequenos
  •              6 unidades de batata
  •              4 unidades de cenoura
  •             1 peito de frango cozido e desfiado
  •             5 colheres de maionese


        Modo de Fazer:

               Cozinhe o frango e desfie. Reserve.
               Cozinhe as batatas, a beterraba, a cenoura e corte em pedaços pequenos. 
             Tempere os legumes  com sal e pimenta. 
              Pique cebolinha, salsa e cebola.
             Junte tudo em um prato grande, o frango, os legumes, os temperos e a maionese. 
             Mexa bem e leve à geladeira. Sirva bem gelada!






                  


terça-feira, 29 de julho de 2014

Mousse de Chocolate

                        Tudo começa com uma falando pra outra: "Que tal fazer um doce hoje? Vamos?" Continua algum tempo depois: "Mas que doce?"  Daqui a mais um pouco: "Vou ver uma receita... Mas falta tal e tal item, temos que sair pra comprar." Na volta: "O que tu quer fazer? Bato as claras em neve e tu? Queres que eu derreta  o chocolate?" Há dezoito anos protagonizamos as mesmas cenas, com variações no conteúdo, mas, com igual cumplicidade e  amor aos doces! Obrigada pela amizade e companheirismo...ainda mais assistindo Annie Hall, do Woody Allen na TV!!! Adoro!!! Herdou o bom gosto cinematográfico da mãe!



                         Mousse de Chocolate

               Ingredientes:



  •           04 gemas
  •           04 claras
  •           06 colheres (sopa) de açúcar
  •           01 lata de creme de leite
  •           01 tablete de chocolate meio amargo(picado 200g)

             Bata as gemas com 04 colheres de açúcar até dobrar de volume e ficar esbranquiçado.

             Em uma panelinha aqueça o creme de leite em fogo baixo e junte o chocolate picado, mexendo até obter uma mistura lisa e cremosa. Deixe amornar.

             Misture o chocolate às gemas e bata mais um pouco. 

            Junte às claras batidas em neve com as duas colheres de açúcar restantes e misture delicadamente ao chocolate.

             Leve à geladeira por 03 horas. 

            Variações: Junte 02 colheres (sopa) de rum ao chocolate, ou coloque nozes, amêndoas ou castanhas  depois de pronto.

             
            





                       

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Bombom de Travessa

                        Bombom de Travessa


          Ingredientes:


  •           02 latas de leite condensado
  •           1/2 xícara (chá) de leite
  •           01 colher (sopa) de manteiga
  •           300 g. de amendoim tostado, sem pele e picado
  •           200 g. de chocolate ao leite picados.
  •           01 lata de creme de leite

           Em uma panela, misture o leite condensado, o leite, a manteiga. Leve ao fogo brando, mexendo sempre sem parar, até começar a engrossar e soltar do fundo da panela. Despeje em um refratário e deixe esfriar.

           Depois de frio, espalhe sobre este brigadeiro o amendoim.

           Em banho-maria ou no micro-ondas, derreta o chocolate, junte o creme de leite e misture. Coloque sobre o amendoim e cubra com filme plástico.

           Leva à geladeira por 4 horas, no mínimo. Na hora de servir decore com amendoim.

          

terça-feira, 3 de junho de 2014

Tudo o que você precisa saber sobre ovos!

                Dicas e cuidados com ovos:



  1.          Para bater claras em neve mais depressa junte uma pitada de sal antes de começar a bater as claras.
  2.          Para guardar gemas que sobraram(não esquecendo de usar até 8h) conserve as gemas numa tigela, cobrindo-as totalmente com água filtrada e na geladeira.
  3.          Para fazer ovos estrelados antes de fritar os ovos, acrescente um pouco de farinha ao óleo para evitar que ele espirre.
  4.         Para que a casca do ovo cozido saia com facilidade coloque-os debaixo de água fria assim que tirar da água quente.
  5.          Para que o ovo não estoure durante o cozimento coloque na água duas gotas de vinagre.
  6.          Para retirar fragmentos de gema que caíram nas claras use a própria casca do ovo, aproximando-a dos fragmentos. Os mesmos serão atraídos para dentro dela, deixando assim as claras limpas.
  7.          Separar as gemas das claras: é mais fácil separar a gema das claras quando os ovos estão gelados.
  8.           Para saber se os ovos estão estragados: coloque-os num recipiente com água e sal.
                 Se o ovo ficar no fundo do copo, deitado de lado é porque está fresco; se estiver de pé no fundo do copo está bom pra consumo, mas meio velho e se boiar, completamente estragado(BOTE FORA!!!)

   9. Para ovos quentes e cozidos: para fazer uma gema mole, conte três minutos de fervura. Para a gema dura, conte 10 minutos a partir da fervura. A água em que se cozinhou os ovos é excelente para regar as plantas. Use-a depois de fria.

 10. Para a omelete ficar mais leve não bata muito e acrescente uma pitada de açúcar aos ovos, juntamente com uma colher de sopa de leite ou água morna.

11. Para não esfarelar a gema do ovo cozido: mergulhe a faca em água quente.

12. Na hora de juntar os ovos aos demais ingredientes de uma receita: quebre um a um numa xícara à parte. Assim você evita de arruinar a receita com um ovo estragado.