terça-feira, 29 de abril de 2014

Bolo de Cenoura

                        Eu nunca tinha ouvido falar de bolo feito com Cenoura até que provei o Bolo de Cenoura feito pela minha prima Maria Regina Kerchner Gonçalves. Adorei!!!


                        Bolo de Cenoura

                 Ingredientes:


  •     03 ovos
  • 02 xícaras (chá) de açúcar (320 g.)
  • 02 xícaras (chá) de farinha de trigo (260g.)
  • 01 colher (sopa) de fermento em pó (rasa)
  • 01 xícara (chá) de óleo (100ml.)
  • 300 g. de cenouras (mais ou menos umas três pequenas cortadas em pedaços)
  • 01 pitada de sal

              Ingredientes para a cobertura:

  •  01 tablete de chocolate meio amargo
  • 01 lata de creme de leite

             Começar pré-aquecendo o forno a 180°.

            Bater no liquidificador as cenouras e o sal, os ovos e o óleo.

            Em uma tigela, misturar o açúcar, o fermento e a farinha.

            Despejar a mistura do liquidificador na tigela e misturar bem.

            Levar para assar em forno médio em assadeira untada por 30 minutos ou até espetar um palito e sair seco.

             Levar o tablete de chocolate pra derreter em banho-maria(aquele da panelinha dentro de uma maior levada ao fogo com água).  Depois de derretido o chocolate e sempre mexendo acrescentar o creme de leite.  

              Espalhar a cobertura em cima do bolo.  Depois de esfriar, corte em quadrados.

                   


             



                     

Bolo de Coco ou Embriagado

                     Esta receita eleva os bolos à miléssima potência dos bolos doces!!!


                      Bolo Prático de Coco ou Embriagado


               Ingredientes:


  •        03 ovos(separe claras das gemas)
  •        02 xícaras (chá) de açúcar
  •        03 colheres (sopa) de manteiga
  •        1/2 xícara (chá) de leite
  •        02 xícara (chá) de farinha de trigo
  •        01 colher (sopa) de fermento em pó
  •        10 gotas de essência de baunilha
  •        01 lata de leite condensado
  •        01 pacote de coco ralado(natural, sem açúcar)

              Começar batendo as claras em neve.  E pré-aquecendo o forno à 180º C.

              A massa se prepara batendo as gemas, o açúcar e a manteiga. Aos poucos acrescentar o leite, a farinha e o fermento.
Por último acrescente a essência de baunilha e as claras batidas em neve.

               Levar para assar em forno baixo em forma untada e enfarinhada até ficar dourado (fazer o teste do palito).

                Retirar do forno e, ainda quente e na forma, furar o bolo com um garfo e espalhar por cima todo o leite condensado e depois polvilhar o coco ralado.

               Cortar em quadrados e servir.

               Obs: Cuidado com o excesso de doçura! 

               

               

              

domingo, 27 de abril de 2014

Muffins

                           Seguindo essa linha de bolinhos, pãezinhos e bolachinhas, essa receita também é muito fácil de ser servida no café da tarde.

                             Muffins


                 Ingredientes:


  •     02 xícaras (chá) de farinha de trigo
  •    02 colheres (sopa) de açúcar
  •    01 colher (sopa) de fermento em pó
  •    1/2 colher (chá) de sal
  •   01 ovo
  •   01 xícara (chá) de leite
  •  1/4 xícara (chá) de óleo           


               Pré-aqueça o forno a 220°.

               Em uma tigela grande, misture bem, com um garfo, a farinha, o açúcar, o fermento e o sal.

                Em outra tigela, bata o ovo, o leite, o óleo e mexa bem. 

                Junte o conteúdos das duas tigelas, sem bater para não ficar encaroçado. Misture bem.

               Coloque a massa às colheradas em forminhas pequenas, untadas e enfarinhadas.

              Asse os bolinhos por 20 minutos.

              Depois de prontos, incline-os dentro das forminhas.

             Sirva com geléia ou manteiga.










              

Broinhas Deliciosas

                     A receita das Broinhas também aprendi a fazer com a mãe. Dá muita quantidade, mas é adorável pra acompanhar um chá, ou um café preto.

                     Bacana também fazer pra dar de lembrança, colocando em um saquinho de papel amarrado com uma fita colorida. Mimos!!

                     Broinhas Deliciosas

              Ingredientes:



  •               01 pacote de polvilho cetim doce (500g.)
  •               250 g. de açúcar
  •               01 tablete (200g.) e 1/4 (50g.) de manteiga 
  •               02 ovos


        Começar pré-aquecendo o forno, a 220°.

        Deixe a manteiga e os ovos em temperatura ambiente antes de começar a preparar.

        Misturar a manteiga com o açúcar e bater bem, juntar os ovos até obter um creme amarelo. Junte o polvilho aos poucos até a massa amanteigada ficar desgrudando das mãos. 

        Pegar uma porção de massa(01 colher de sobremesa), moldar pequenas bolinhas com a mão e achatá-las.

        Colocar em uma forma, devidamente untada e enfarinhada. Deixando entre cada broinha um espaço para que elas cresçam.

        Levar ao forno por 20 minutos. Espetar um palito pra saber se a massa está sequinha.

        Esperar esfriar para colocar dentro de recipientes fechados.

         
Textura da massa
                     


Broinhas prontas
  

Pão de Milho

                   Os domingos me remetem à lembrança da minha mãe, Maria Eni Fogaça Kerchner, fazendo  um bolinho para comermos no café da tarde. Um dos cheiros que mais me lembro é do Pão de Milho que ela fazia. A casa toda cheirava a fubá. Uma delícia... Essa tradição segui com meus filhos e todos os domingos no café da tarde fazíamos um bolinho ou comprávamos pão novo!


                   Pão de Milho

             Ingredientes:



  •              01 xícara (chá) de farinha de trigo
  •              01 xícara (chá ) de farinha de milho (fubá)
  •             03 colheres (sopa) de açúcar
  •           01 colher (chá) de sal
  •         01 ovo
  •         1/4 de xícara (chá) de manteiga derretida
  •         03 colheres  (chá) de fermento em pó
  •         01 xícara (chá) de leite


           Pré-aqueça o forno, a 220°.

           Peneire juntos todos os ingredientes secos. Em outra tigela, o ovo, o leite e a manteiga.

          Misture o conteúdo das duas, sem bater muito, até incorporar bem os ingredientes.

          Unte forminhas pequenas com manteiga e coloque a massa até a metade das mesmas. 
                  

           Asse em forno quente por 20 minutos.

          Sirva com geleia ou manteiga.




            

           

               


sexta-feira, 25 de abril de 2014

Carreteiro de Vazio

                 


    Carreteiro de Vazio

                                                         Autor  Eugênio Silva


             Uma característica marcante da família era sem duvida os almoços dominicais, feitos pelo meu Pai. Nos domingos de outono, ele acordava cedo, tomava um chimarrão, lia uma ZH, e se preparava para fazer o almoço. Eu, como o primeiro filho tive o privilegio de poder conviver com ele e aprender algumas receitas familiares especiais.
            Lembro como se fosse ontem. Era um domingo de sol, frio, os cachorros estavam se levantando, correndo pelo pátio e eu lá, firme caminhando junto com ele, enchendo ele de perguntas, conversando, aproveitando a presença dele.. Numa dessas conversas, eu indaguei do almoço. Ele, sorridente, com um afeto característico, me pergunta se eu queria aprender a fazer uma carreteiro. Lembro ate hoje da felicidade, e do cheiro da carne na panela. Lembro da minha vó, com o apoio que ela sempre dava e o incentivo.
               Fomos pra casa da minha vó, juntamos as panelas, os ingredientes, e toda uma explicação dos porquês das coisas. Estávamos prontos pra fazer um carreteiro. Da maneira que ele me ensinou eu faço a cada vez. Sempre ouço elogios e sempre fica muito bom. Este carreteiro se tornou um prato importante nas festividades familiares.Descrevo exatamente da forma que aprendi. Cada vez que faço vem a minha memória, o domingo, a Vó, o Pai, meus irmãos aqueles latidos ensurdecedores dos cachorros, o cheiro de carne pela casa. Eu tenho que me controlar para não chorar de saudade. Minha Vó, foi uma Mãe pra mim, e meu Pai, ah, esse eu procuro honrar a cada dia. Lembro do que ele me disse.:
        -Meu filho, um dia tu vais ensinar para teus filhos este carreteiro. Sera uma forma de estarmos sempre juntos.

              Obrigado Pai ! Obrigado Vó !



Ingredientes


O primeiro passo é escolher uma carne. O vazio, é uma carne dura, difícil de ser feita e que tem características próprias. Recomendo a compra de um açougue de sua confiança. É bom lembrar que o açougueiro é um daqueles amigos necessários. Pelo que conheço de vazio, ele deve ser com pouca gordura, um pedaço inteiro. Deve ter, neste caso 900 gramas ou ate 01 quilo. Não mais que isso. Compre um dia antes de fazer o carreteiro. Deixe na geladeira para descongelar bem.
Escolha 03 dentes de alho grandes, 02 cebolas medias ou grandes, 02 galhinhos de manjerona, salsa, um molho pequeno, pimenta preta, umas duas pitadas.Pimentão, um médio picado em pedaços pequenos, 04 tomates gaúchos, picados em pedaços pequenos, 06 batatas brancas descascadas e picadas em pedaços pequenos, 02 xicaras de arroz parboilizado, Azeite de oliva extra-virgem. Uma garrafa de tinto seco bordo, Sal Grosso.

Modo de fazer

Uma vez com estes ingredientes na mão, podemos iniciar os trabalhos, cabe ainda ressaltar, que o período de preparação do carreteiro é o mais importante e deve ser feito com todo o amor e carinho. Antes de mais nada, vamos abrir o vinho. Este Bordô é um excelente acompanhante para estes momentos de festividades. Abra a garrafa calmamente. Pegue seu copo favorito de vinho, e coloque um pouquinho de vinho no fundo.Dê aquela respingada no fundo do copo. E em seguida coloque um bocado de vinho. Pense, em todo o momento de felicidade que você esta vivendo, encha seu coração de paz e amor, agora beba um gole do vinho. Pronto, seu carreteiro tem o melhor ingrediente. Imbuído deste espírito, vamos seguir adiante.
Lance mão de uma panela razoavelmente grande. Separe primeiramente a cebola. Corte ela em pedaços pequenos que possam se misturar no carreteiro sem ser percebidas.Temos que levar em conta que nem todos gostam de cebolas, mas nesta receita ela se faz muito necessária. Corte as duas e coloque na panela.O pimentão é o próximo. Tire as sementes de dentro dele e corte em pequenos pedaços da mesma forma da cebola. Agora vamos cortar a carne. Esta é importante ser bem feita. Corte a carne no sentido contrario as fibras. Bastante finos os pedaços. Procure fazer dela uns cubinhos. Quanto menores ficarem mais rapidamente irão cozinhar e terão um gosto mais agradável.Vamos acender o fogo. A panela deve ter o suficiente de azeite para não queimar nada. O azeite de oliva esquenta mais facilmente que os demais. Coloque primeiramente a cebola a fritar. Assim que ela começar a ter aquele cheirinho maravilhoso, acrescente o pimentão. Mexa sempre sem parar. Não podemos deixar queimar nada. Você verá que o pimentão cozinha em pouco tempo. Assim que estão ambos cozidos, coloque a carne. Aos poucos. Deixe uma parte cozinhar junto com os ingredientes. Agora acrescente o alho. Observe, você deixou a cebola, o pimentão a metade da carne cozinhando e adicionou o alho.No momento que o alho der ao prato aquele cheiro de comida irresistível, acrescente o resto da carne. Mexendo sempre.Não poupe esforços. De aquela bicadinha no vinho, para tomar fôlego e vamos adiante. Note que o alho deu ao prato um novo sabor. Se você perceber a carne esta ficando cozida. Neste ponto, coloque uma colher cheia de sal grosso. No momento que o suco da carne estiver no fundo da panela, é que devemos cortar o tomate e a batata em cubos ou pedaços médios e colocar na panela. Lembre, tem suco da carne no fundo da panela, acrescente batatas e tomates ao carreteiro, vá mexendo tudo. Todos tem que ficar com o gosto completo. Já colocou ate aqui, cebola, pimentão, alho, tomates, batatas. Muito bem, agora vamos colocar o arroz.Este deve ser colocado todo de uma vez. Sempre mexendo. Para garantir, mais um gole de bordô. Você vai notar que com o arroz esta secando o suco da carne do fundo da panela. Agora vem o toque final. Coloque água fria ate tapar os ingredientes. Mais um pouco de azeite. Se você notar que esta sem sal, coloque a gosto. Tampe a panela.Agora aproveite e vá confraternizar com seus amigos ou família.Agora o fogo se encarrega. Aproximadamente em 15 minutos o arroz deve secar e ficar um pouco mais mole.No momento que você der uma provadinha no carreteiro e ver que ele esta com o arroz cozido, você pode tomar duas decisões. Se você gosta do carreteiro com o arroz mais soltinho, a hora é agora. Tire do fogo e corra pra servir. Porém, se você gosta de arroz mais empapado, eu pessoalmente acho assim melhor, de mais uns minutos ao carrteiro, mas o detalhe é o seguinte, coloque mais água fria. A tendência é empapar com mais água e ficar mais cozido e mais ressaltado o gosto dos ingredientes. Sirva diretamente na panela. Aproveite !

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Tortinha de Maçã

                          Desculpa o horário dessa postagem,  pra aqueles que estão morrendo de fome depois de um dia cansativo de trabalho! Estou a muito tempo procurando uma receita de torta de maçã. Já testei várias, mas nunca tinha achado uma tão gostosa e tão possível  de fazer!


                          Tortinha de Maçã

               Ingredientes da Massa:


  • 01 colher (sopa) de fermento em pó
  • 01 colher (sopa) de açúcar
  • 03 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 01 tablete de manteiga
  • 100ml (1/2 xícara de chá) de água gelada
             

              Ingredientes do Recheio:

  • 03 colheres (sopa) de açúcar
  • 01 colher (chá) de canela em pó
  • 03 colheres (sopa) de manteiga
  • 03 maçãs tipo Fuji descascadas e cortadas em cubos

            Começar pelo recheio: aquecer uma frigideira antiaderente em fogo médio e derreta a manteiga. Acrescentar as maçãs, o açúcar e a canela e cozinhar, mexendo de vez em quando, por cerca de 15 minutos ou até que se tenha formado uma calda fina e as maçãs estejam macias. Transferir para uma vasilha e deixar esfriar.


             



            Pré-aquecer o forno a 180° C. 

            Enquanto o recheio esfria, preparar a massa em uma vasilha grande. Colocar a farinha peneirada, o fermento, o açúcar e a manteiga cortada em cubos. Aqui é necessário colocar a mão na massa e misturar tudo. A Água é colocada aos poucos. O objetivo é obter uma massa homogênea (como mostra a foto).

          


               Levar à geladeira por 30 minutos para ganhar consistência.

               Polvilhar uma superfície lisa com farinha de trigo e dispor a massa sobre ela. Com um rolo de macarrão, abra a massa até que fique com 0,5 cm de espessura(sem quebrar a massa).

                Com uma faca afiada ou um cortador de pizza, cortar tiras de 10cm de comprimento por 5 cm de largura.

                Disponha o recheio em uma das extremidades da tira e dobre o restante da massa sobre o recheio até ficar um quadrado. Apertar com um garfo as pontas da massa para vedar o recheio.
Faça isso com toda  a massa e com o recheio.

               Disponha as tortinhas em assadeira untada e enfarinhada e leve ao forno por 30 minutos ou até que fiquem douradas as tortinhas.

               Polvilhar açúcar e canela sobre as tortinhas e servir ainda quente, acompanhadas  de sorvete, por exemplo.