Ao longo de trinta e cinco anos esquentando a barriga no fogão, já enfrentei muitas situações na cozinha que se traduzem em emoções de alegria, mas também de desespero. Nem sempre as coisas saem como a gente quer, por isso é importante a prática.
A seguir algumas dicas pra quem, assim como eu, não se dá por vencida com pão mal assado ou bolo queimado!
Dicas para minimizar os problemas com bolos:
1) Seguir uma receita é importante: a internet, os cadernos de família estão cheios delas, mas tem receitas que são mal traduzidas, ou faltam ingredientes, e ainda cujos ingredientes são de gosto duvidoso. Se desconfiar da receita não faça!
2) Pré-aqueça o forno antes de começar a fazer a receita, por no mínimo 30 minutos. O forno frio murcha o bolo e queima o fundo da forma.
3) Unte bem o fundo da forma e polvilhe farinha no fundo. Não unte as laterais, pois o bolo cresce no meio e nas bordas não. Se não gostar de lavar a forma com manteiga, compre um rolo de papel manteiga e o utilize: facilita até para desenformar o bolo.
4) Separe os ingredientes com pelo menos 1h de antecedência. Ingredientes na temperatura ambiente garantem um melhor resultado.
5) Quando for acrescentar ovos em uma receita, quebre-os separadamente em uma xícara e só depois de aberto coloque na tigela. Com isso você evita de que se um ovo estiver estragado vá arruinar a receita.
Ovo no fundo do copo e deitado de lado está bom pra consumo; O ovo que fica de pé no fundo do copo está quase passando da validade e o ovo que flutua está podre.
6) Não bata (eu já fiz isso) o fermento em pó no liquidificador ou na batedeira e evite colocar no começo da receita. Esse ingrediente deve ser o último a ser colocado antes do bolo ir ao forno.
Verifique a validade do fermento e deixe-o em temperatura ambiente. Na hora de colocar o fermento não bata,. Se bater o bolo não vai crescer. Delicadamente, misture-o aos demais ingredientes.
7) Quando for utilizar batedeira ou liquidificador, utilize-os em velocidade baixa.
8) Quando a receita indicar o uso de claras batidas em neve, bata-as primeiro e acrescente-as por último, misturando com o auxílio de uma colher.
9|) Resista à curiosidade de dar uma espiadinha no forno pra ver se o bolo está crescendo bem, pois o ar quente sai e o bolo pode murchar. Não abra o forno antes da metade do tempo de receita. E se a receita não trouxer descrito o tempo de preparo, só abra o forno depois de 15 minutos. Compre um timer:
10) Essa eu aprendi a pouco: não se espeta um palito para ver se o bolo está seco, pois o ar quente pode sair e deixar o bolo murcho. Se aperta a superfície com o dedo até dar uma afundadinha. Se voltar ao normal, está pronto.
11) Para deixar o bolo molhadinho, na hora de pré-aquecer colocar uma forma com água na grade de baixo. retirar a forma na hora de colocar o bolo. Isso eu já tinha visto para fazer em receitas de pão.
12) Espere o bolo estar em temperatura morna para desenformar, senão o bolo pode quebrar.
13)Para cortar o bolo ao meio(no caso de ir recheio) utilizar uma linha de costura e passar de um lado a outro de uma vez só.
14) Portas e janelas devem estar fechadas para evitar passagem de corrente de ar que posso esfriar o forno e murchar o bolo.
15) Devo ter me esquecido de alguma coisa: se lembrar coloque nos comentários, please!!!
quarta-feira, 7 de maio de 2014
segunda-feira, 5 de maio de 2014
Espera Marido/Ambrosia
A receita nos foi dada pela minha tia querida, Maria Teresinha Thormann.
Espera Marido/ Ambrosia
Ingredientes:
Espera Marido/ Ambrosia
Ingredientes:
- 04 ovos
- 01 litro de leite
- 03 copos americanos de açúcar
- 03 cravos (opcional)
- 02 pauzinhos de canela (opcional)
- gotas de essência de baunilha (opcional)
Bater bem os ovo, levar ao fogo em uma panela funda. Acrescentar o restante dos ingredientes.
O leite pode ser aberto de mais de dois dias ou, se for embalagem nova, colocar umas gotas de limão para talhar.
Deixe cozinhar até que o doce fique dourado.
É bom reservar um bom tempo pra ficar cuidando do doce, pois ele costuma demorar. Outra opção é colocar no forno e deixar cozinhando. Mexer de vez em quando.
terça-feira, 29 de abril de 2014
Bolo de Cenoura
Eu nunca tinha ouvido falar de bolo feito com Cenoura até que provei o Bolo de Cenoura feito pela minha prima Maria Regina Kerchner Gonçalves. Adorei!!!
Bolo de Cenoura
Ingredientes:
Bolo de Cenoura
Ingredientes:
- 03 ovos
- 02 xícaras (chá) de açúcar (320 g.)
- 02 xícaras (chá) de farinha de trigo (260g.)
- 01 colher (sopa) de fermento em pó (rasa)
- 01 xícara (chá) de óleo (100ml.)
- 300 g. de cenouras (mais ou menos umas três pequenas cortadas em pedaços)
- 01 pitada de sal
Ingredientes para a cobertura:
- 01 tablete de chocolate meio amargo
- 01 lata de creme de leite
Começar pré-aquecendo o forno a 180°.
Bater no liquidificador as cenouras e o sal, os ovos e o óleo.
Em uma tigela, misturar o açúcar, o fermento e a farinha.
Despejar a mistura do liquidificador na tigela e misturar bem.
Levar para assar em forno médio em assadeira untada por 30 minutos ou até espetar um palito e sair seco.
Levar o tablete de chocolate pra derreter em banho-maria(aquele da panelinha dentro de uma maior levada ao fogo com água). Depois de derretido o chocolate e sempre mexendo acrescentar o creme de leite.
Espalhar a cobertura em cima do bolo. Depois de esfriar, corte em quadrados.
Bolo de Coco ou Embriagado
Esta receita eleva os bolos à miléssima potência dos bolos doces!!!
Bolo Prático de Coco ou Embriagado
Ingredientes:
Bolo Prático de Coco ou Embriagado
Ingredientes:
- 03 ovos(separe claras das gemas)
- 02 xícaras (chá) de açúcar
- 03 colheres (sopa) de manteiga
- 1/2 xícara (chá) de leite
- 02 xícara (chá) de farinha de trigo
- 01 colher (sopa) de fermento em pó
- 10 gotas de essência de baunilha
- 01 lata de leite condensado
- 01 pacote de coco ralado(natural, sem açúcar)
Começar batendo as claras em neve. E pré-aquecendo o forno à 180º C.
A massa se prepara batendo as gemas, o açúcar e a manteiga. Aos poucos acrescentar o leite, a farinha e o fermento.
Por último acrescente a essência de baunilha e as claras batidas em neve.
Levar para assar em forno baixo em forma untada e enfarinhada até ficar dourado (fazer o teste do palito).
Retirar do forno e, ainda quente e na forma, furar o bolo com um garfo e espalhar por cima todo o leite condensado e depois polvilhar o coco ralado.
Cortar em quadrados e servir.
Obs: Cuidado com o excesso de doçura!
domingo, 27 de abril de 2014
Muffins
Seguindo essa linha de bolinhos, pãezinhos e bolachinhas, essa receita também é muito fácil de ser servida no café da tarde.
Muffins
Ingredientes:
Muffins
Ingredientes:
- 02 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 02 colheres (sopa) de açúcar
- 01 colher (sopa) de fermento em pó
- 1/2 colher (chá) de sal
- 01 ovo
- 01 xícara (chá) de leite
- 1/4 xícara (chá) de óleo
Pré-aqueça o forno a 220°.
Em uma tigela grande, misture bem, com um garfo, a farinha, o açúcar, o fermento e o sal.
Em outra tigela, bata o ovo, o leite, o óleo e mexa bem.
Junte o conteúdos das duas tigelas, sem bater para não ficar encaroçado. Misture bem.
Coloque a massa às colheradas em forminhas pequenas, untadas e enfarinhadas.
Asse os bolinhos por 20 minutos.
Depois de prontos, incline-os dentro das forminhas.
Sirva com geléia ou manteiga.
Broinhas Deliciosas
A receita das Broinhas também aprendi a fazer com a mãe. Dá muita quantidade, mas é adorável pra acompanhar um chá, ou um café preto.
Bacana também fazer pra dar de lembrança, colocando em um saquinho de papel amarrado com uma fita colorida. Mimos!!
Broinhas Deliciosas
Ingredientes:
Bacana também fazer pra dar de lembrança, colocando em um saquinho de papel amarrado com uma fita colorida. Mimos!!
Broinhas Deliciosas
Ingredientes:
- 01 pacote de polvilho cetim doce (500g.)
- 250 g. de açúcar
- 01 tablete (200g.) e 1/4 (50g.) de manteiga
- 02 ovos
Começar pré-aquecendo o forno, a 220°.
Deixe a manteiga e os ovos em temperatura ambiente antes de começar a preparar.
Deixe a manteiga e os ovos em temperatura ambiente antes de começar a preparar.
Misturar a manteiga com o açúcar e bater bem, juntar os ovos até obter um creme amarelo. Junte o polvilho aos poucos até a massa amanteigada ficar desgrudando das mãos.
Pegar uma porção de massa(01 colher de sobremesa), moldar pequenas bolinhas com a mão e achatá-las.
Colocar em uma forma, devidamente untada e enfarinhada. Deixando entre cada broinha um espaço para que elas cresçam.
Levar ao forno por 20 minutos. Espetar um palito pra saber se a massa está sequinha.
Pão de Milho
Os domingos me remetem à lembrança da minha mãe, Maria Eni Fogaça Kerchner, fazendo um bolinho para comermos no café da tarde. Um dos cheiros que mais me lembro é do Pão de Milho que ela fazia. A casa toda cheirava a fubá. Uma delícia... Essa tradição segui com meus filhos e todos os domingos no café da tarde fazíamos um bolinho ou comprávamos pão novo!
Pão de Milho
Ingredientes:
Pão de Milho
Ingredientes:
- 01 xícara (chá) de farinha de trigo
- 01 xícara (chá ) de farinha de milho (fubá)
- 03 colheres (sopa) de açúcar
- 01 colher (chá) de sal
- 01 ovo
- 1/4 de xícara (chá) de manteiga derretida
- 03 colheres (chá) de fermento em pó
- 01 xícara (chá) de leite
Pré-aqueça o forno, a 220°.
Peneire juntos todos os ingredientes secos. Em outra tigela, o ovo, o leite e a manteiga.
Misture o conteúdo das duas, sem bater muito, até incorporar bem os ingredientes.
Unte forminhas pequenas com manteiga e coloque a massa até a metade das mesmas.
Asse em forno quente por 20 minutos.
Assinar:
Postagens (Atom)




