segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Quibe de Proteína de Soja

            A receita do Quibe é do Blog Presunto Vegetariano:  http://presuntovegetariano.com.br.
O passo-a-passo pode ser encontrado no vídeo : Quibe de Proteína de Soja

       
             Créditos dados, essa receita exige preparo prévio, tempo para realizar, mas rende uma refeição e o restante pode ser congelado por até uma semana.


                               Quibe de Proteína de Soja

            Ingredientes:


  • 01 e 1/2 xícara (chá) de trigo para quibe
  • 04 xícaras (chá)  de água fria
  • 01 xícara (chá) de proteína de soja (usei a miúda e clara) 
  • 03 xícaras (chá) de água fria
  • 01 batata grande cozida e amassada
  • 01 cebola ralada miúda
  • 05 dentes de alho ralados ou bem picados
  • 01 xícara (chá) de salsinha
  • 01 xícara (chá) de cenoura ralada
  • 01 colher (sopa) de orégano desidratado
  • 01 colher (sopa) de hortelã (eu usei fresca, mas pode ser desidratada)
  • 01 colher (sopa) de sal
  • 02 colheres (sopa) de vinagre branco
  • 1/2 colher (chá) de cominho em pó
  • farinha de trigo para dar liga, mais ou menos 3/4 de xícara (eu usei a integral) 
     

                 Modo de Fazer:

            1) Coloque o trigo de quibe em uma vasilha e cubra com 04 xícaras de água. Deixe de molho por 01 hora.
            2) Em outra tigela, coloque a proteína de soja e cubra com 03 xícaras de água. Também por 01 hora.
            3) Quando tiver passado quase meia hora, cozinhe a batata e amasse-a.
            4) Escorra a água do trigo e esprema bem. Coloque junto da batata amassada em uma tigela. Faça o mesmo com a proteína de soja. Adicione o alho, a cebola, a salsinha, a cenoura, o orégano e a hortelã, o sal, o cominho e o vinagre.
            5) Misture bem tudo e vá adicionando a farinha de trigo aos poucos, até conseguir moldar os quibes.
            6) Evite colocar muita farinha para não deixar os quibes pesados.
            7) Frite em óleo quente até ficarem dourados e evite mexer muito para não desmanchar. Coloque sobre um papel toalha para absorver o excesso de óleo.
             8) Eu não tenho feito fritura, então levei ao forno pré-aquecido, em uma forma untada com óleo, por cerca de 45 minutos, virando na metade do tempo. 


             





         

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Hambúrguer de Berinjela

                    Venho procurando receitas que substituam a carne nas refeições por ser verão e a carne de difícil digestão.

                     A Adriana me indicou esse Hambúrguer de Berinjela, receita que ela já tinha feito na casa dela. Adorei!!!


                      Hambúrguer de Berinjela

            Ingredientes:


  • 01 berinjela de tamanho médio
  • 01 cebola de tamanho médio
  • 02 dentes de alho
  • 02 colheres (sopa) de azeite
  • 02 colheres (chá) de semente de linhaça
  • 01 colher (chá) de sal
  • 1/2 xícara (chá) de aveia
  • 01 xícara (chá) de farinha de trigo integral
  • 1/2 xícara (chá) de cheiro verde picado
  • 1/2 xícara (chá) de farinha de rosca para empanar
  • Azeite para regar
  • Cominho,  ou orégano, ou chimichurri, ou pimenta (opcional)
             Modo de Fazer:

          Lave bem a berinjela e fure-a em alguns pontos e em todos os lados com o auxílio de um garfo.
          Em uma assadeira untada com óleo, coloque a berinjela, a cebola com casca, os dentes de alho com casca também. Regue tudo com um fio de azeite. Asse por cerca de 45 minutos, virando de lado na metade do tempo para assar por igual.

           A berinjela estará pronta quando estiver murchinha e o garfo atravessar ela com facilidade.

           Descasque o alho, a cebola e retire a polpa da berinjela com uma colher e coloque esses ingredientes em um processador. Adicione o azeite, a linhaça, tempere com sal e temperos, acrescente cheiro verde e bata até virar uma massa uniforme. Em seguida adicione a aveia e a farinha, mexendo até ficar uma massa compacta.

            Caso sentir necessidade coloque mais farinha e sal. A quantidade de farinha dependerá do tamanho da berinjela e da umidade da mistura.

             Unte as mãos com um fio de azeite e enrole bolinhas. Achate-as em formato de hambúrguer, empane em farinha de rosca.

              Coloque em um prato e leve pra geladeira para ficar um pouco mais firme e ajudar a não desmanchar na hora de fritar.

               Frite na frigideira com um fio de óleo e até dourar dos dois lados. Eu faço no forno pra evitar a fritura.



           

          


               

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Bolo de Maçã

                  Bolinho delicioso, macio e bem prático.

                   Link completo da receita com o video: https://www.youtube.com/watch?v=TDYd4d9Wf3A


                      

                       Bolo de Maçã

                 Ingredientes:

  •        03 maçãs grandes
  •        3/4 de xícara(chá) de óleo
  •        03 ovos
  •        02 xícaras(chá) + 03 colheres(sopa) de farinha
  •        02 xícaras (chá) de açúcar
  •        02 colheres (chá) de fermento
  •        suco de limão( para as maçãs)
  •        04 colheres(sopa) de açúcar (para as maçãs)
  •        açúcar de confeiteiro para finalizar
  •        canela (opcional)


            Modo de Fazer:

            Comece cortando uma maçã em pedaços (com a casca) e colocando no liquidificador.

             Na sequencia, descasque as outras duas maçãs. Coloque as cascas no liquidificador e a polpa corte em cubinhos, colocando em uma tigela junto com o suco de limão e as 04 colheres de açúcar. Reserve.

             Volte ao conteúdo do liquidificador, acrescentando à mistura os ovos, o açúcar, o óleo. Bata bem.

              Em outra tigela, peneire a farinha e o fermento.

              Despeje a mistura do liquidificador e misture bem, sem bater. No final acrescente os cubinhos de maçã, misturando delicadamente.

              Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada. Leve ao forno pré aquecido a 180º, por 35 a 40 minutos.

              Espere esfriar, desenforme e salpique o açúcar de confeiteiro e a canela.

                 








       

Tomates Confit

                   São 09:30 da sexta-feira dia 08 de janeiro de 2016... Status da casa: tá um cheiro de azeite e temperos  que vem do forno...Primeira vez que vou fazer essa receita, mas estou muito ansiosa!!!


                   O vídeo original dessa receita pode ser acessado neste link: http://gordelicias.biz/index.php/2013/02/02/como-fazer-tomate-confit/


                    Esses tomates podem ser comidos com pão, como cobertura de pizza, ou mesmo colocados em molho.

                  Tomates Confit

            Ingredientes:

  •          500g. de tomate cereja (também pode ser o tomate uva)
  •          01 xícara (chá) de azeite
  •          01 colher(café) de sal
  •          01 colher(café) de açúcar
  •          03 dentes de alho laminados
  •          03 folhas de louro
  •          01 colher(café) de pimenta calabresa(eu usei do reino)
  •          Ervas secas em geral: manjericão, alecrim, tomilho a gosto.


               Modo de preparo:

               Em um refratário, coloque os tomates cortados em sentido de comprimento.

                Polvilhe o sal, o açúcar e os temperos.

                Espalhe as folhas de louro e regue com azeite.

                Leve ao forno baixo(160°) por aproximadamente 1h. (Aiaiaia, tá cheirando bem com vinte minutos de forno..vai dar certo!)

                 De tempos em tempos, dê uma mexida nos tomates evitando que alguns fiquem mais secos que outros. Vale dar uma regada com o azeite temperado do fundo da forma.

                Os tomates devem ficar cozidos, mas sem desmanchar, apenas enrugadinhos.

                 Passada a 1h, é hora de retirar os tomates do forno. Esterilize um pote de vidro em água fervente e adicione seus tomates( os meus ficaram prontos em 40 minutos).

                 
               

                    

sábado, 2 de janeiro de 2016

Lombo de Porco Assado com Ervas

                Adoro essa receita por ser ser fácil e ficar uma delícia. Ela requer organização prévia e a espera pelo  tempo de preparo no forno. O lombo pode ser substituído por File Mignon de Suíno.


                Lombo de Porco Assado com Ervas


             Ingredientes:

  •      1 pedaço de mais ou menos 1,5 kg de Lombo de Porco ou uma bandeja com 2 pedaços de Filé Mignon de Suíno;
  •       06 dentes de Alho (fatiados)
  •       1/4 de copo de azeite + 03 colheres de sopa
  •       01 colher(sopa) de sal
  •       pimenta do reino
  •       03 ramos de alecrim fresco (pode ser manjericão)
  •       10 folhas de sálvia fresca (pode ser desidratada)
  •       03 ramos de funcho fresco (pode ser hortelã)
  •       03 colheres de manteiga sem sal


          Modo de Preparo:

           Numa vasilha pequena, tire as folhas do alecrim e pique-as bem, junto com metade da sálvia e do funcho. Junte as ervas picadas com 1/4 do copo do azeite e reserve.

           Com a ponta de uma faca, faça furos na carne e insira as fatias de alho. Tempere com o sal, esfregando bem por toda a superficie da carne.

            Passe o azeite de ervas na carne. Cubra com um filme plástico e deixe marinar por 04 horas ou de véspera.

             Retire o lombo da geladeira 15 minutos antes de levar ao forno. Com a parte não cortante da faca, retire o excesso de ervas de cima do lombo e reserve o restante da marinada.

             Pré aqueça o forno a 190°.

             Em uma frigideira grande ou panela funda, esquente as 03 colheres de azeite. Quando estiver bem quente, doure os dois lados da carne(é o que se chama de selar a carne). Quando estiver bem dourado, retire do fogo.

             Numa travessa do tipo pirex, disponha um ramo de alecrim e um ramo de funcho no fundo. Ponha a carne em cima das ervas. Ponha a marinada reservada e o restante das ervas em cima do porco, junte a manteiga.

              Leve ao forno por 1h ou mais, dependendo do forno.

              Depois de pronta a carne, deixe-a descansar por 15 minutos, antes de fatiar.

              Sirva com arroz branco ou batatas a dore.


             

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Pavê de Prestígio

             Esse doce reúne tudo de bom: é bem doce, bem prático, só leva um tempo maior pra ser feito.

        


                                           Prestígio Gelado



                     Ingredientes:

      Creme Branco:
  • 01 lata de leite condensado
  • 800ml de leite
  • 200 g. de coco ralado (ou 02 pacotinhos de 100g.)
  • 1 e 1/2 colheres(sopa) de amido de milho


          Misture todos os ingredientes e leve ao fogo até desgrudar do fundo, formando um creme homogêneo.

          Depois de pronto, despeje o creme em uma travessa pirex ou coloque em taças individuais. Reserve.

          Cobertura:

  •     01 lata de creme de leite
  • 01 barra de chocolate meio amargo

          Faça uma ganache levando a barra de chocolate ao fogo, em banho-maria, para derreter. depois misture sem parar o creme de leite, até obter um creme homogêneo sem grumos.
        
           Despeje a mistura por cima do creme branco e leve à geladeira.

           


         
         

domingo, 20 de dezembro de 2015

Pudim de Yorkshire

              Adoro acompanhamentos, saladas  e entradas! Já falei da minha adoração pelo antepasto de berinjela e hoje, mais uma vez, o preparei. Geralmente acompanho com pão, mas durante a semana vi muitas fotos de Pudim de Yorkshire em post no Facebook, então decidi experimentar fazê-los pelo primeira vez.

              Ficou maravilhoso!

             

                  Ingredientes:

  • 125g. de farinha de trigo( mais ou menos 1 xícara e 1/4)
  • 1/4 de colher (chá) de sal
  • 1/4 de colher (chá) de fermento em pó
  • 02 ovos inteiros (grandes)
  • 275ml de leite
  •  1 colher (sopa) de manteiga derretida
  • óleo para untar as forminhas


              Juntar os líquidos em uma tigela. bater o ovo misturar com a manteiga derretida  e depois o leite. Deixar descansar por 15 minutos.

              Em outra tigela, juntar os ingredientes secos, a farinha e o fermento. 

               Junte a farinha, aos poucos para não criar bolotas.

                Pré aqueça o forno em 220°.

                Coloque 02 colheres (chá) de óleo em cada forminha, arranje-as numa assadeira e leve ao forno para esquentar o óleo.

                 Retire a assadeira e despeje massa nas forminhas até encher pela metade; devolva ao forno e asse por 25 a 30 minutos ou até que os pudins fiquem estufados e dourados.

                  Retire-os das forminhas e sirva imediatamente.

                  Acompanha bem também carne assada ou molhos.

                 Os meus comemos com antepasto de berinjela!!!