Em realidade, com dois filhos pequenos não adianta saber pedir pizza ou comida chinesa que não cola. Eles cansam de fast food e, tem anemia...
Infelizmente muito feijão sem gosto, muita carne dura e muita massa grudenta tiveram que comer meus filhos e marido.
Agora sei que devia ter aprendido, não só por ter filhos e ser casada, mas quando a fome bate, só um feijãozinho pra acalmar.
Enfim, cheguei a um meio termo com a comida caseira. Não sai espetacular como a da minha avó, mas tem seu valor e não é jogada no lixo.
Cada pessoa tem uma receita de família sobre feijão ou arroz, mas eu tenho algumas regras básicas que gostaria de dividir com quem estiver começando ou quem se interessar.
Feijão
- Observe a data de validade na embalagem: se comprar muita quantidade o grão vai envelhecer e ficar difícil de cozinhar. Depois de aberta a embalagem conserve em um pote de vidro, de preferencia, bem fechado e longe da luz.
- Assim como o grão-de-bico, este grão precisa ser lavado em água quente com uma colher de chá de bicarbonato de sódio, de um dia pro outro. Para não apodrecer a água, nem o grão, é necessário ir trocando a água.
- Coloca-se o grão na panela de pressão e acrescenta-se água quente, não ultrapassando 2/3 da panela de pressão, pois ela vaza e faz uma sujeira do caramba no fogão. Pra quem tá começando, sujeira no fogão é pra morrer...
- Após 10 minutos(controle o tempo) de fervura, abra a panela e retire a água. Pode ser um exagero, mas como o feijão tem muita toxina é bom fazer.
- Se quiser sofisticar o feijão, frite, com um pouco de óleo ou azeite de oliva extra-virgem, bacon, linguiça ou costela de porco, se for uma versão vegetariana, esqueça disso...
- Eu refogo o alho e a cebola e coloco de volta o grão na panela com água até cozinhar por 15 minutos a 20 minutos.
- Não há como saber se o grão está cozido se não abrir a panela e espremer o grão contra a parede da panela.
- Depois de pronto, coloque o sal, pimenta, tempero verde, manjericão, sálvia, alecrim ou hortelã e cozinhe por mais 10 minutos. Este tempo aumenta se quiser um caldo mais grosso.
- Por fim, não desista se o primeiro feijão não saiu àquela feijoada. Só a prática...
- O bom de tudo é fazer no final de semana e guardar(depois de esfriar) em pequenos potes pra ir comendo na semana. Fica melhor fazer o feijão sem temperos (só com sal e pimenta) e deixar pra incrementar na hora de requentar...
Nenhum comentário:
Postar um comentário