terça-feira, 15 de abril de 2014

Bolinho de Carne

                     Esta receita me faz lembrar o meu sogro, Rui Moreira da Silva, que na minha opinião fazia o melhor bolinho de carne do universo!   Fiquei muito feliz quando ele me contou como fazia o bolinho, e é bem provável que essa receita seja a que eu mais tenha feito ao longo dos anos que os filhos eram pequenos. Como todas as receitas que coloco nesse blog, essa carrega a memória afetiva dele nos recebendo afetuosamente em sua casa em Porto Alegre e sentando conosco na mesa da cozinha  contando histórias  pra nos fazer rir!  Só tenho a agradecer a ele o pai maravilhoso que ele foi pro meu marido e  seus irmãos e o avô exemplar pro meus filhos e sobrinhos! Muito obrigada, Seu Rui, por ter feito parte de nossas vidas!

                     Bolinho de Carne

                     Primeiro retiro o miolo de pão francês e coloco em  uma tigela com leite. Aprendi, ao longo de trágicas experiências que regar  o pão com o leite não significa colocar o pão boiando no leite e sim desmanchar o pão em um pouco de leite.

                      Bato um ovo e acrescento ao pão. Misturo sal a gosto e qualquer outro tempero que me der na telha( alho, orégano, manjericão, sopa de cebola pronta, açafrão, pimenta preta, pimenta síria, salsinha). Pico bem picadinho  a cebola e pimentão(opcional) e junto à massa, sempre mexendo para incorporar tudo.

                       Por último coloco a carne moída, aqui no sul a gente chama de guisadinho. e misturo bem. Já vi em programas de culinária colocar a mistura em uma saco plástico e apertar a mistura bem  para incorporar bem os sabores. Já fiz e deu certo.

                        Esta mistura pode ser guardada na geladeira até 6h horas sem estragar e retirada só na hora de fritar.

                        Se na hora de moldar as bolinhas a massa estiver um pouco mole, acrescente farinha de rosca até poder enrolar as bolinhas sem que grudem nas mãos. Se quiser em formato de hambúrguer é só fazer a bolinha e achatar com a palma da mão.

                         Fritar em óleo aquecido(para saber que o óleo da fritura está quente, o ideal é colocar um palito de fósforo apagado, ele acenderá quando o óleo estiver quente.

                         Retirar o bolinho e secar em um papel absorvente.


                       
                       

                     

                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário